A União Europeia de Radiodifusão (EBU) anunciou nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, que nenhum artista russo participará do Eurovision Song Contest deste ano. O evento contará, assim, com 40 concorrentes nesta edição.
Em nota, a EBU diz que “tomou a decisão seguindo uma recomendação hoje cedo do órgão diretivo do Eurovision Song Contest, o Grupo de Referência, com base nas regras do evento” após consulta ampla entre seus membros.
“A decisão reflete a preocupação de que, à luz da crise sem precedentes na Ucrânia, a inclusão de uma entrada russa no Concurso deste ano traria descrédito à competição. A EBU é uma organização membro apolítica de emissoras comprometidas com a defesa dos valores do serviço público”, segue o comunicado divulgado nesta tarde.
“Continuamos empenhados em proteger os valores de uma competição cultural que promove o intercâmbio e a compreensão internacional, aproxima o público, celebra a diversidade através da música e une a Europa num palco”.
O Eurovision será realizado em Turim, na Itália, no mês de maio. Logo após a invasão da Ucrânia por tropas russas, vários países vinham pedindo a exclusão da Rússia, como Dinamarca, Polônia, Suécia, Lituânia, Estônia, Finlândia, Holanda e Noruega.
Além do Eurovision – A guerra entre Rússia e Ucrânia
Na madrugada de quinta-feira (24), a Rússia iniciou a invasão do território ucraniano a mando do presidente Vladimir Putin. O que se viu nas horas a seguir, porém, foi um ataque a quase todo o território ucraniano, com explosões em várias cidades, incluindo a capital Kiev.
Em seu pronunciamento antes do ataque, Putin justificou a ação ao afirmar que a Rússia não poderia “tolerar ameaças da Ucrânia”. Putin recomendou aos soldados ucranianos que “larguem suas armas e voltem para casa”. O líder russo afirmou ainda que não aceitará nenhum tipo de interferência estrangeira.
Nesta sexta-feira, a Rússia confirmou que pretende capturar o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. “O cenário básico da operação especial da Rússia é claro. O único objetivo – tomar Kiev e matar as autoridades da Ucrânia, o presidente Zelensky pessoalmente”, disse Mykhailo Podolyak, assessor do gabinete da presidência do país.
A Ucrânia espera um ataque de tanques russos em sua capital, Kiev, ainda nesta sexta-feira (25), o que pode se tornar o dia mais difícil da guerra, disse um assessor do Ministério do Interior ucraniano. Anton Herashchenko afirmou que as forças de Kiev estão prontas com mísseis antitanque fornecidos por aliados estrangeiros.
Quem vai representar a Ucrânia?
Em meio à crise, a Rússia ainda não havia selecionado seu representante para o Eurovision. A Ucrânia, por sua vez, escolheu em seletiva popular Alina Pash, mas irregularidades em sua documentação de viagem a excluíram da competição. Kalush Orchestra, com a música Stefania, ficaram na segunda colocação e foram convidados a substituírem a colega no festival.