Taylor Swift lançou o álbum The Life Of a Showgirl na última sexta-feira (3), e como sempre, o mundo botou uma lupa em cada uma das tracks. Opalite é a bola da vez, dada a semelhança mais do que razoável com 1+1 = 2 Enamorados, um dos primeiros hits de Luis Miguel, publicado em 1982.
A melodia é muito familiar. Os fãs do mexicano logo apontaram que a música da loirinha é semelhante em melodia, tom e até mesmo em algumas partes da letra.
Dos Enamorados foi escrita pelos compositores argentinos Rubén Amado e Javier Santos. A partir daí, duas versões se tornaram famosas: a primeira, no México, interpretada por Luis Miguel. E a segunda, na Espanha, pelo cantor Pedro Marín.
Enquanto a canção de El Sol aborda o amor jovem com versos como “somos dois, dois amantes e um amor doce, livre e claro”, o tema da artista americana fala sobre relacionamentos adultos. Ela demonstra isso com versos como “Eu tinha o péssimo hábito de sentir falta de amores passados”.
Taylor Swift explicou que Opalite vem do nome de uma pedra preciosa relacionada ao mês em que seu futuro marido, Travis Kelce, nasceu . A música conta uma história de amor que começa com um coração partido. Os créditos da música não mencionam os compositores de Dos Enamorados, então nem ela nem sua equipe reconheceram qualquer referência à música, descartando inclusive a possibilidade de sample.
Um sample (ou amostra sonora) é o uso de um trecho já existente de uma música — pode ser um riff, batida, melodia, voz ou até um som isolado — reaproveitado em uma nova gravação.
O sample pode vir de qualquer fonte: uma canção antiga, um discurso, um filme, ou até gravações de rua. No entanto, é necessário ter autorização dos detentores dos direitos autorais (compositor e gravadora), a menos que o som seja de domínio público ou tenha sido recriado manualmente.
Taylor Swift já recebeu uma acusação formal de plágio com o megahit Shake If Off, do álbum 1989, mas o caso foi resolvido em segredo.