A Universidade Yale , uma das instituições acadêmicas mais prestigiadas do mundo, anunciou que oferecerá uma das disciplinas mais inovadoras de seu currículo . Trata-se de “Bad Bunny: Estética Musical e Política”, que será ministrada a partir do final de agosto pelo professor Albert Laguna, especialista em Estudos Americanos e Etnia, Raça e Migração.

Como Laguna explicou em uma entrevista ao Yale News , a origem desta proposta acadêmica nasceu enquanto “eu caminhava por Nova Orleans, imerso na atmosfera caribenha da cidade, ouvindo o álbum ‘I Should Have Taken More Photos Again’ repetidamente”.

O professor disse ter ficado impressionado “com a forma como cada música abre caminhos de exploração relacionados a temas que são importantes para mim”. Laguna conta que sua aula, que começará no final de agosto de 2025, se concentrará na cultura do Caribe de língua espanhola, na diáspora porto-riquenha, no colonialismo e na cultura latino-americana contemporânea.

Laguna também sustentou na entrevista que o reggaeton, gênero no qual Bad Bunny é uma estrela, “não pode ser separado das histórias políticas e sociais que moldam as realidades do Caribe de língua espanhola”.

Na aula, os alunos explorarão o conteúdo do álbum e analisarão como as músicas abordam temas como a gentrificação em Porto Rico e a exploração de sua cultura, ao mesmo tempo em que celebram a vitalidade e a resiliência da ilha. Além disso, a aula examinará como a música tradicional caribenha, como salsa, bomba e plena, interage com o reggaeton e se integra para contar histórias complexas por meio do ritmo e da estética musical.

Após o anúncio da universidade, a resposta dos alunos de Yale tem sido extremamente positiva. Só no primeiro semestre, mais de 40 alunos já se matricularam, e há uma longa lista de espera.

Em relação à resposta esmagadora, Laguna explicou que este programa acadêmico não visa apenas analisar um artista popular, mas também usar seu trabalho para abrir espaços para reflexão crítica sobre identidade, migração e as políticas que afetam grandes comunidades latinas nos Estados Unidos.

A turma de Yale se junta a iniciativas semelhantes em universidades como o Wellesley College e a Loyola Marymount University, que oferecem aulas e recursos sobre a influência cultural e a resistência política em torno da música e da figura de Bad Bunny. Outro exemplo é o curso “Taylor Swift e Seu Mundo”, ministrado pela Universidade Harvard, que analisa não apenas a evolução musical da cantora, mas também sua influência na economia, na cultura popular e em movimentos sociais como o feminismo e a comunidade LGBTQIA+.

@ 2015 – 2025 . Diretos Reservados . Latin Pop Brasil . by grupodemidia.com.br