O premiado rapper, compositor, produtor, cineasta latino René Pérez Joglar, conhecido como Residente, deixou seus fãs atônitos com o lançamento de seu novo curta-metragem em preto e branco, do novo single “Quiero Ser Baladista”, em colaboração com Ricky Martin. Com aproximadamente 10 minutos de duração, o audiovisual é uma obra de arte dirigida por Residente, que usa seu icônico boné com o logotipo [R] e apresenta versos e letras de balada que expressam que o rap vive dentro dele.
A equipe audiovisual é liderada por Residente e inclui Pepe Avila del Pino como diretor de fotografia e codiretor. Pino é um cineasta destacado, que trabalhou em projetos de Hollywood, como “House of Dragon” e “Ozark”. Além disso, a 1868 Studios (a empresa de produção de Residente, em colaboração com a Sony Entertainment) produziu o vídeo em colaboração com a World Junkies. Residente escolheu Ricky Martin e Afo Verde, presidente e CEO da Sony Music Latin-Iberia, como atores principais para dar vida à trama sobre como a indústria urbana latina mudou e os sentimentos de Residente ao aspirar a ser um cantor de baladas.
No vídeo, o porto-riquenho lidera a história sequestrando o presidente e CEO da Sony Music Latin-Iberia e depois se transforma em um personagem baladista para fazer um teste na frente de Verde, buscando sua aprovação. Depois que Verde o rejeita após sua atuação, O artista mostra frustração e o alveja em uma cena dramática. O vídeo continua com o astro voltando à sua faceta de rapper e usando seu característico boné [R], que representa o espírito e o poder da segurança de ser um rapper. As imagens tomam uma reviravolta, quando um indivíduo mascarado, completamente vestido de preto, atira em Residente.
Quando o misterioso personagem revela sua identidade, nada mais, nada menos que Ricky Martin. Em uma atuação estelar, Ricky coloca o boné com o logotipo [R] para se tornar Residente e agir como o rapper pela primeira vez, com suas incrivelmente rápidas e geniais letras. O clímax do vídeo mostra Ricky tirando o boné [R] para voltar a ser ele mesmo e cantar, como um verdadeiro baladista, o refrão interpretado anteriormente por Residente.
O vídeo segue uma narrativa e uma estética visual, após os últimos lançamentos de Residente, incluindo o trailer intitulado “Residente y el Cura”; uma confissão a um padre que se torna uma afirmação de ser quem ele é e representa. Pouco depois do lançamento do trailer, Residente surpreendeu seus seguidores com a estreia de “Bajo y Batería”, outro curta-metragem em preto e branco repleto de versos de rap que o mostram ao lado de um baixista e um baterista. O single e o vídeo mostraram uma abordagem jazzy e eclética do Hip Hop, incorporando elementos musicais ao vivo e demonstrando sua confiança, através de seu boné [R]. O boné se torna protagonista ao longo da trama desta trilogia de vídeos dirigidos por Residente.