A segunda semifinal do Eurovision Song Contest aconteceu nesta quinta-feira, 11 de maio, em Liverpool, no Reino Unido. E a competição, agora, tem todos os seus finalistas definidos. Ao todo, serão 26 de 37 países na grande final de sábado.
Albânia, Chipre, Estônia, Bélgica, Áustria, Lituânia, Polônia, Austrália, Armênia e Eslovênia conseguiram suas vagas. A grande surpresa foi a Geórgia, apontada como uma das melhores performances do ano, que ficou de fora do bolo. Sua representante, Iru, já havia vencido o Junior Eurovision Song Contest.
Espanha, Reino Unido e Ucrânia, integrantes do Big 5 e último vencedor, respectivamente, mostraram um trecho de suas performances nesta tarde. Itália, França e Alemanha já tinham mostrado suas performances ao público na primeira semifinal disputada na última terça-feira.
Na terça-feira, 11 de maio, Finlândia, Suécia, Portugal, Croácia, Noruega, Suíça, Sérvia, Tchéquia, Israel e Moldávia garantiram seu passaporte à final. Loreen (Suécia) e Karijaa (Finlândia) são os favoritos da temporada.
Pela primeira vez na história, os votos foram abertos para fora do continente europeu. Basta baixar o aplicativo do Eurovision e fazer o cadastro. Cada voto custa 1 euro.
O Eurovision está sendo disputado no Reino Unido em função da guerra na Ucrânia, vencedora de 2022 com Stefania, do Kalush Orchestra.