Residente é a capa da Rolling Stone em espanhol deste mês por conta do lançamento de This Is Not America, seu impactante single lançado há duas semanas. A longa entrevista com o ex-Calle 13 traz à tona outro assunto que virou “trend” em 2022: sua rixa com J Balvin.

Destaque: Tour do RBD estava acertada para maio, revela Prefeitura de SP

Em fevereiro, ele fez um acústico com Bizarrap detonando o colombiano. A Rolling Stone pergunta se o episódio do Grammy Latino de 2021, quando Balvin pediu aos artistas do gênero urbano um boicote ao evento, tinha sido o detonador da polêmica. O porto-riquenho respondeu:

“Sim, esse foi o detonador (…) tinha uma lista de falta de respeito. Várias coisas que eu via e pensava: o que acontece com esse idiota? Quando me viu pela primeira vez, ele zombou de mim porque eu não tinha hits e coisas assim no Spotify, isso na frente do Daddy Yankee. E assim seguiu: zombaria após zombaria, e eu deixei porque a Rebeca, que trabalhava com ele, é minha amiga. Eu deixei e segui batalhando, voltei a falar com ele, mas ele sempre voltava com as ofensas”, explicou Residente.

J Balvin tentou censurar a polêmica parceria com Bizarrap, sem sucesso.

A histórica This Is Not America, a nova aposta de Residente

O premiado rapper latino, compositor, produtor, cineasta, visionário e ativista, Residente, anuncia seu primeiro single oficial em mais de 18 meses com o lançamento de “This is Not America”, com a participação das irmãs gêmeas franco-afro-cubanas, Ibeyi. “This Is Not America” foi criada para ser uma canção de protesto fascinante, onde Residente demonstra a sabedoria visualmente, a história de ascensão e queda social/política, a raiva justa e a bravura, que denunciam um sistema continental construído sobre o colonialismo, a escravidão e a exploração.

+ Leia Mais: Ingressos para o Eurovision começam a ser vendidos em 7 de abril

A visão de Residente para o lançamento deste vídeo é compartilhar a mensagem de que todas as culturas e países do continente americano são uma unidade; não uma divisão. E que é hora de criar uma evolução para a unidade e se adaptar à mudança social. A narrativa e o visual da faixa compartilham a história da colonização por meio do idioma e da deturpação do que é realmente a América. Ao longo de “This Is Not America”, Residente compartilha a dor da “Grande Divisão”, que é a divisão continental social entre a América do Norte e a América do Sul pelos Estados Unidos da América. Além disso, ele compartilha visualmente a dor dessas culturas e países que foram invadidos e usados, mas não são considerados “americanos”.

+ Leia Mais: “Lute como um leão” – Fedez recebe o carinho de ala pediátrica na luta contra o câncer

Dirigido pelo diretor de videoclipes francês, Gregory Orel e com direção criativa de Residente, o videoclipe sobrepõe simbolismos de culturas distintas, retratando crianças indígenas sentadas sobre os escombros do capitalismo global, enquanto coloca monumentos pré-colombianos entre os horizontes do primeiro mundo. Transbordando as metáforas de Residente, os dois criativos destacaram as estranhas semelhanças entre os passos de dança e os movimentos de repressão policial; as imagens são constantemente instigantes.

+ Leia Mais: Alejandro Stoessel, pai da Tini, deixa o hospital após 26 dias e duas cirurgias

Acompanhando Residente em “This is Not America” está Ibeyi, composta por Naomi Díaz e sua irmã gêmea Lisa-Kaindé, que canta o refrão de: “aquí estamos, siempre estamos, no nos fuimos no nos vamos, aquí estamos para que te recuerde si quiere mi machete te muerde” (aqui estamos, estamos sempre aqui, não saímos, não vamos embora, aqui estamos para lembrar que se quiser, meu facão vai te dilacerar).

“This Is Not America” é uma criação do recente trabalho de três anos de Residente com professores da Universidade de Yale e da Universidade de Nova York, onde estudaram as ondas cerebrais de Residente junto com os padrões cerebrais de vermes, camundongos, macacos, moscas de frutas e muitos mais, para criar frequências musicais que se tornariam ritmos produzidos. O processo de Residente com as universidades começou na produção de seu segundo álbum solo – a ser lançado. Para esta gravação, Residente usou suas próprias ondas cerebrais e as ondas cerebrais de vermes para desenvolver as ondas enfáticas da eletrônica misturadas com o rap de Residente, os vocais de Ibeyi com a percussão porto-riquenha.

Veja o clipe de This Is Not America, novo single do Residente

@ 2015 – 2024 . Diretos Reservados . Latin Pop Brasil . by grupodemidia.com.br