O premiado rapper latino, compositor, produtor, cineasta, visionário e ativista, Residente, anuncia seu primeiro single oficial em mais de 18 meses com o lançamento de “This is Not America”, com a participação das irmãs gêmeas franco-afro-cubanas, Ibeyi. “This Is Not America” foi criada para ser uma canção de protesto fascinante, onde Residente demonstra a sabedoria visualmente, a história de ascensão e queda social/política, a raiva justa e a bravura, que denunciam um sistema continental construído sobre o colonialismo, a escravidão e a exploração.

Destaque: Rosalía divide público com Motomami – decadente ou vanguardista?

A visão de Residente para o lançamento deste vídeo é compartilhar a mensagem de que todas as culturas e países do continente americano são uma unidade; não uma divisão. E que é hora de criar uma evolução para a unidade e se adaptar à mudança social. A narrativa e o visual da faixa compartilham a história da colonização por meio do idioma e da deturpação do que é realmente a América. Ao longo de “This Is Not America”, Residente compartilha a dor da “Grande Divisão”, que é a divisão continental social entre a América do Norte e a América do Sul pelos Estados Unidos da América. Além disso, ele compartilha visualmente a dor dessas culturas e países que foram invadidos e usados, mas não são considerados “americanos”.

Dirigido pelo diretor de videoclipes francês, Gregory Orel e com direção criativa de Residente, o videoclipe sobrepõe simbolismos de culturas distintas, retratando crianças indígenas sentadas sobre os escombros do capitalismo global, enquanto coloca monumentos pré-colombianos entre os horizontes do primeiro mundo. Transbordando as metáforas de Residente, os dois criativos destacaram as estranhas semelhanças entre os passos de dança e os movimentos de repressão policial; as imagens são constantemente instigantes.

+ Leia Mais: Fedez revela que sofre de grave doença

Acompanhando Residente em “This is Not America” está Ibeyi, composta por Naomi Díaz e sua irmã gêmea Lisa-Kaindé, que canta o refrão de: “aquí estamos, siempre estamos, no nos fuimos no nos vamos, aquí estamos para que te recuerde si quiere mi machete te muerde” (aqui estamos, estamos sempre aqui, não saímos, não vamos embora, aqui estamos para lembrar que se quiser, meu facão vai te dilacerar).

“This Is Not America” é uma criação do recente trabalho de três anos de Residente com professores da Universidade de Yale e da Universidade de Nova York, onde estudaram as ondas cerebrais de Residente junto com os padrões cerebrais de vermes, camundongos, macacos, moscas de frutas e muitos mais, para criar frequências musicais que se tornariam ritmos produzidos. O processo de Residente com as universidades começou na produção de seu segundo álbum solo – a ser lançado. Para esta gravação, Residente usou suas próprias ondas cerebrais e as ondas cerebrais de vermes para desenvolver as ondas enfáticas da eletrônica misturadas com o rap de Residente, os vocais de Ibeyi com a percussão porto-riquenha.

Recentemente, Residente foi o convidado de destaque do BZRP Music Sessions, volume 49, em uma apresentação ao vivo que gerou comentários internacionais. O vídeo da sessão ultrapassou 65 milhões de visualizações em apenas 12 dias, desde seu lançamento

A música e o vídeo de “This Is Not America” estão disponíveis hoje em todas as plataformas digitais de streaming.

Veja o clipe de This Is Not America, novo single do Residente

Sobre Residente

René Pérez Joglar, conhecido como Residente, é um rapper, escritor, cineasta e ativista porto-riquenho. René ganhou mais Grammys Latinos do que qualquer outro artista e conquistou o mundo da música se apresentando para milhares de pessoas ao redor do mundo. Além da indústria da música, René obteve sucesso recente no cinema, escrevendo e dirigindo seus próprios videoclipes premiados e dirigindo um documentário de longa-metragem que foi oficialmente selecionado por prestigiados festivais de cinema em todo o mundo, incluindo o SXSW.

Seu estilo de escrita e letras lhe renderam o respeito de muitos críticos e foram estudados como parte de cursos escolares e universitários. René foi reconhecido por suas contribuições sociais, incluindo servir como rosto para a Anistia Internacional e, mais importante, receber o prêmio de reconhecimento na Cúpula Mundial dos Prémios Nobel.

No início de março deste ano, René fez um show com ingressos esgotados com Gustavo Dudamel e a Filarmônica de LA no Walt Disney Concert Hall. Mais recentemente, o videoclipe “Rene”, escrito e dirigido por René, alcançou 236 milhões de visualizações no YouTube e tanto o vídeo quanto a música provocaram conversas muito positivas sobre saúde mental em todo o mundo.

Seu vídeo Bana Papaya ganhou o GRAMMY® Latino de 2019 de Melhor Vídeo Musical de Curta Metragem e ele dirigiu seu vídeo “Somos Anormales”, com a participação de John Leguizamo, Leonor Watling, Óscar Jaenada e Juan Diego Botto. Residente dirigiu um mini-filme/vídeo chamado “Desencuentro”, estrelado pela atriz franco-canadense Charlotte Le Bon e pelo ator Edgar Ramirez. Seu videoclipe “HOY” foi filmado na Argentina e conta com a participação de estrelas de cinema internacionais como Leonardo Sbaraglia. Durante a COVID, em 2020, ele dirigiu seu videoclipe chamado “Antes Que El Mundo Se Acabe”, que contou com Ben Affleck, Ana de Armas, Leo Messi , Zoe Saldaña, Ricky Martin, Bad Bunny e muitos mais.

Sobre Ibeyi

As gêmeas franco-afro-cubanas Lisa-Kaindé e Naomi Díaz, conhecidas mundialmente como Ibeyi, anunciaram recentemente seu terceiro álbum, Spell 31, que será lançado em 6 de maio pela XL Recordings. Depois de abordar assuntos como feminilidade, racismo e ativismo em seu lançamento de 2017, Ash. E a história familiar, morte e origens em seu lançamento autointitulado de 2015. Em Spell 31 as gêmeas decidiram remobilizar o poder de seu nascimento concedido pelo destino como Ibeyi, que levou-as a um caminho de restauração em busca da verdadeira harmonia, cura e magia. Com 10 novas músicas, escritas, produzidas e gravadas por Ibeyi, onde trabalharam novamente com seu produtor de longa data Richard Russell (Ash, Ibeyi), ao longo de 2021 em Londres, Spell 31 conta com as participações de Jorja Smith, Pa Salieu , BERWYN, pai e mãe das Ibeyi e uma releitura de “Rise Above” de Black Flag.

@ 2015 – 2024 . Diretos Reservados . Latin Pop Brasil . by grupodemidia.com.br