Foram incontáveis as vezes que pedimos entrevista com o Måneskin desde 2018, após a passagem lendária pelo X Factor. De lá para cá, muita coisa mudou o grupo saiu da cena underground da Itália para se tornar o maior fenômeno musical de 2021.
Destaque: Kany García fala sobre o single De Pxta Madre e conta como surgiu a parceria com Gusttavo Lima em Mesa Para Dos
Eis que, em plena segunda-feira, chega o convite: “temos uma coletiva global na quinta-feira (7), com direito a pre-listen de MAMMAMIA, mas com um problema… o horário aqui é 7h!”
Respondi em CAPS LOCK que sim, claro, com absoluta certeza participaria do evento. Porque sim, é um evento. Esse foi o primeiro single inédito do grupo formado por Damiano, Victoria, Thomas e Ethan após a aclamação no Eurovision Song Contest, em maio. Com direito a novo representante e tratamento estelar, é claro.
LatinPopCast #37: Indicações questionáveis e briga de J Balvin e Residente dão o pontapé inicial no Grammy Latino 2021
A imprensa não teve contato direto com os artistas. Um host fez um apanhado das questões enviadas e, à moda alemã, passou ao quarteto que, simpático, respondeu a tudo com entusiasmo.
Para quem está acostumado a eventos do tipo, uma coletiva com intermediário tira a espontaneidade. Obviamente, eles estavam brifados, mas ainda rendeu frases como “I‘m a diva“, by Damiano. Eles também falaram que o sucesso global deve-se, em boa parte, à maneira peculiar e livre com que tratam de assuntos tabus, contaram sobre algumas loucuras de fãs, o processo de criação de MAMMAMIA, e outras questões muito engessadas.
+ Leia Mais: Ciao, Turim! Itália define sede do Eurovision Song Contest
Até o visual estava um pouco mais sóbrio do que o costume. É, sem dúvida, o início de uma nova era para o Måneskin e é normal que haja mudança no acesso e tratamento. Nada que tirasse a magia daquele momento.
Ao primeiro acorde de MAMMAMIA, a certeza de que a música já nasceu para ser hit, apesar de lembrar – e muito – o sucesso I Wanna Be Your Slave. Purista, eu preferia um single em italiano, mas é compreensível a escolha pelo inglês no momento de abraçar novos mercados.
Análises técnicas da música? Francamente, fico com o arrepio na alma ao ver o sorriso mais espontâneo de Damiano na meia hora em que durou a apresentação: eles sabem que venceram.