As estrelas colombianas Bomba Estéreo lançam seu novo álbum, Deja, o primeiro da banda em 4 anos. O novo single “Como Lo Pedi” conta com a colaboração do icônico compositor mexicano Leonel Garcia. A canção foi produzida por Trooko, que já trabalhou com artistas como M.I.A. e Calle 13. “Fiz cerca de 10 versões diferentes dessa música – queria torná-la perfeita”, diz a cantora Liliana “Li” Saumet. “Então pensei em Leonel. Em dois dias, ele me enviou uma ideia incrível! Letras super profundas, voz incrível. Eu imagino alguém em uma discoteca ouvindo essa música e se apaixonando ao mesmo tempo.”

Destaque: Dulce María cai no pagode com Flay e Ferrugem em música escrita por Anitta

Deja está conceitualmente dividido em quatro seções que correspondem aos quatro elementos: Agua, Aire, Tierra e Fuego. “O álbum é sobre a conexão e a desconexão dos seres humanos – do planeta, de si mesmo”, disse Samuet. “É sobre como estamos desconectados, mais conectados a dispositivos eletrônicos e coisas virtuais do que coisas reais. Então decidimos usar os quatro elementos, porque eles fazem parte do equilíbrio dos seres humanos.”

Assista ao vídeo para Ahora, a parceria de Bomba Estéreo e Leonel García

O mais recente single “Conexión Total” é uma colaboração com o nigeriano Yemi Alade. “Colaborar com Yemi é uma grande honra, pois nossa música foi profundamente inspirada pela África em todos os sentidos desde que começamos”, disse o fundador da Bomba Estereo, Simon Mejia. “A música folclórica colombiana deve muito ao continente-mãe, essa poderosa mistura de tambores africanos e marimbas, com flautas e cantos indígenas, é a base da incrível paisagem sonora deste país. Yemi é um grande artista e tem uma voz incrível. Nós estamos muito felizes em continuar ampliando os laços culturais e ancestrais que unem a África à América do Sul.”

+ Leia Mais: Ouça Jose, o aguardado álbum de J Balvin

Bomba, cujos membros principais são o beatmaster/compositor Simon Mejía e a vocalista/compositora Li Saumet, tem sido uma grande força na cena alternativa/caribbeat/dance desde o sucesso de 2010, “Fuego”. Lançamentos seguintes indicados ao Grammy Elegancia Tropical (2013), Amanecer (2015) e Ayo (2017) os colocaram na vanguarda, além de estourar de Nova York a Tóquio.

Para Deja, Simón e Li queriam fazer um álbum com maior senso de “comunidade”. Simon descobriu sua química fazendo shows com o guitarrista José Castillo e com o percussionista Efrain Cuadrado, o Pacho. Li recrutou sua amiga de longa data Lido Pimienta para a sessão e a colaboração, “Nada”, acabou na playlist “Best of 2020” de Barack Obama.

+ Leia Mais: Sofía Reyes e Becky G unem forças em Mal de Amores

“Queria colaborar com o Lido para experimentar novos sons com a minha voz”, explica Li. “Ela tem aquele toque underground que eu gosto e também convidou algumas colaboradoras cubanas com ela, uma dupla chamada OKAN. Foi super bonito ter mais mulheres comigo, me senti mais apoiada, mais segura e à vontade.”

Dessa vez, a banda decidiu produzir o álbum por conta própria (exceto com alguns produtores convidados como Trooko) e construiu um estúdio improvisado na casa de Li em Santa Marta. “Todos nós acabamos lá e fizemos um álbum que tem um pouco do melhor do clássico de Bomba, como Elegancia, e muitos novos elementos de composição que José e Pacho trouxeram,” Simon disse. Os efeitos da pandemia também deram à banda bastante tempo para produzir e mixar Deja com uma grande assistência de Damian Taylor, conhecido por seu trabalho com Bjork e Arcade Fire.

+ Leia Mais: Kany García estreia o single DPM (De Pxta Madre)

Deja é um daqueles álbuns que, mesmo em suas seções díspares, formam uma unidade. É um álbum que transmite alegria, perda, êxtase e tristeza ao mesmo tempo. “Algumas coisas pesadas estão acontecendo com o mundo e temos que compartilhá-las”, disse Li. “Fizemos esse álbum para que você possa dançar em uma boate, mas ao mesmo tempo tem um significado profundo. É para você dançar o perreo com consciência.”

Ouça na íntegra Deja, o novo álbum do Bomba Estéreo

Latin Pop Brasil

Sobre NósFale Conosco

@ 2015 – 2024 . Diretos Reservados . Latin Pop Brasil . by grupodemidia.com.br