A primeira noite do Festival de Sanremo 2025 foi, para dizer o mínimo, morna. O favoritismo de Giorgia e Achille Lauro foi confirmado pelo TOP 5 da Sala Stampa, que teve ainda Simone Cristicchi, Lucio Corsi e Brunori Sas, mostrando a clara inclinação dos jornalistas pelo estilo “cantautore”.
A reestreia de Carlo Conti foi polêmica e não agradou quem acompanhava o evento. Apressado, sem carisma e até com uma certa displicência, o veterano fez o público recordar com saudades de Amadeus, que deixou o posto no ano passado.
Além dos favoritos, as performances que surpreenderam foram as de Francesco Gabbani, Francesca Michielin, Serena Brancale e – para tristeza dos haters – Fedez. Olly mostrou que o alvoroço gerado na audição para a imprensa também não foi em vão, com ótimos vocais e muita segurança cênica. Ele aparecia no TOP 4 nas casas de apostas antes do festival.
Bresch foi outro que entregou uma performance impecável na primeira noite da temporada no Teatro Ariston.
A segunda noite terá apenas metade dos concorrentes, que serão julgados pelo público e por um júri de rádio (adeus ao júri demoscópico). Cada um deles tem 50% do poder de voto. Um novo TOP 5 será revelado, sem a ordem exata da classificação provisória.
Na sexta-feira, o Festival de Sanremo terá a Noite de Covers, com a finalíssima marcada para sábado (15).
A vencedora receberá o convite para o Eurovision. É importante esclarecer que o artista pode negar, assim como aconteceu com Stadio, em 2016, que cedeu o posto à vice-campeã Francesca Michielin mesmo levando o troféu com Un Giorno Mi Dirai.