The Town estreou nesse fim de semana com ares de novidade que cheira a naftalina. Como isso é possível? Mesmo novinho em folha, o festival repetiu os erros de seu irmão mais velho ao ignorar o mercado latino. Não teve um único artista mandando um “Hola, que tal?” nos seis palcos montados no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Parece falta de vontade, mas se for por falta de conhecimento do nicho, a gente faz questão de ajudar a família Medina, idealizadora do evento, a não falhar novamente na próxima edição.
Artistas latinos que cairiam bem no The Town
Bad Bunny
O porto-riquenho é, há três anos, o artista mais ouvido no Spotify. A desculpa de números não cabe aqui. Fenômeno que há muito tempo ultrapassou a barreira do mercado latino, ele nunca fez show no Brasil e seria a oportunidade perfeita estrear em um festival que estava estreando.
Karol G
A colombiana está em turnê nos Estados Unidos e acaba de bater um recorde: seu show em Dallas, no Texas, no último fim de semana, registrou a maior audiência para um artista latino no país nos últimos 30 anos, com 68.914 pessoas. Precisa de mais? Uma olhada nos charts da Billboard é indicada.
Shakira
Dispensa comentários, apresentações e qualquer formalidade. E tem o hit do ano até agora.
Residente
Se rap e hip hop foram a base do cardápio do The Town no primeiro fim de semana, o porto-riquenho cairia como uma luva com seu repertório cheio de ironia, sarcasmo, rimas e consciência social.
Ricky Martin
É um erro histórico o Ricky Martin, já cinquentão, nunca ter feito um festival no Brasil. Com um projeto sinfônico rodando o mundo, poderia ter sido atração em qualquer palco.
ChocQuibTown
Representatividade em estado puro e ainda têm hit de novela das 21h no Brasil.
Camilo
Seu currículo cai nas graças de produtores do mundo todo, menos para os alecrins dourados do Brasil, veja bem.
Morat e/ou Juanes
De nada, Medinas.
Lali
Já cantou em palco menor do Rock in Rio, tem dueto com a Pabllo Vittar e nunca fez show no Brasil. Passou da hora, inclusive.
Rosalía
Pipipi popopó ela não é latina…. Estamos falando de artistas hispanohablantes e nenhuma lista de artistas hispanohablantes que se preze não tem a Rosalía como ícone. Se cabe no Coachella, por que não caberia no The Town?
BÔNUS TRACK:
Mon Laferte, Tini, Jesse y Joy, Reik, Camila, J Balvin, Maluma, Sebastián Yatra, Kali Uchis, Thalía, Becky G, Daddy Yankee, Luis Fonsi, Danna Paola. Fique à vontade, The Town!