Lenda da música italiana, Toto Cotugno morreu nesta terça-feira, 22 de agosto, em Milão. A informação foi confirmada por seu assessor Danilo Mancuso.
O cantor estava internado no hospital San Raffaele para tratar uma “longa doença”. A causa específica da morte não foi informada.
Toscano, mas criado na Ligúria, ainda com menos de vinte anos fundou um grupo, Toto i Tati, propondo suas canções ao vivo. A estreia no Festival de Sanremo aconteceu em 1976, com Flight AZ 504, conquistando o terceiro lugar. Ao longo da carreira, o artista acumulou 15 participações evento realizado no Teatro Ariston. Ele venceu uma edição do festival e ficou em segundo em seis ocasiões,
Autor de sucessos também adorados no exterior, de L’Italiano a Il tempo se ne va, La mia musica, Solo noi, entre outros, Cutugno foi um verdadeiro showman, capaz de passar com extrema facilidade da composição à apresentação televisiva (em 1987 esteve à frente de uma edição de sucesso de ‘Domenica In’).
Toto Cotugno venceu o Eurovision Song Contest de 1990, com Insieme: 1992. Essa era a última vitória italiana até o fenômeno Mäneskin em 2021.
O funeral de Toto Cutugno será realizado na quinta-feira, 24 de agosto, às 11h, na Basílica Parrocchia dei Santi Nereo e Achilleo. Artistas como Laura Pausini já expressaram suas condolências nas redes sociais: