A primeira semifinal do Eurovision Song Contest aconteceu nesta terça-feira, 9 de maio, em Liverpool, no Reino Unido. E a competição transcorreu sem surpresas na classificação à decisão do próximo sábado, dia 13. Suécia e Finlândia, as favoritas da temporada, fizeram apresentações impecáveis e estão garantidas na finalíssima.
Portugal, Croácia, Noruega, Suíça, Sérvia, Tchéquia, Israel e Moldávia completam o quadro dos países que voltarão à Liverpool Arena no fim de semana.
Itália, França e Alemanha, integrantes do Big 5, mostraram um trecho de suas performances nesta tarde.
Na quinta-feira, 11 de maio, Dinamarca, Armênia, Romênia, Estônia, Bélgica, Chipre, Islândia, Grécia, Polônia, Eslovênia, Geórgia, San Marino, Áustria, Albânia, Lituânia e Austrália tentarão as dez últimas vagas da final.
Pela primeira vez na história, os votos foram abertos para fora do continente europeu. Basta baixar o aplicativo do Eurovision e fazer o cadastro. Cada voto custa 1 euro.
O Eurovision está sendo disputado no Reino Unido em função da guerra na Ucrânia, vencedora de 2022 com Stefania, do Kalush Orchestra.