O cantor Raphael, 81 anos , sofre de linfoma cerebral, segundo boletim médico do hospital 12 de Octubre (Madri) fornecido por seu escritório de representação, RLM. O comunicado explica que o artista já está recebendo tratamento específico e terá alta nos próximos dias, embora tenha suspendido os shows que havia planejado na América no início de 2025. O artista foi internado na terça-feira, 17 de dezembro, à tarde, após sofreu um derrame durante a gravação de um especial de Natal para o programa La Revuelta da TVE , e já teve que cancelar os clássicos shows de Natal de sexta, 20 de dezembro e sábado, 21 de dezembro, no Wizink Center, para se despedir do ano e onde Ia dar o toque final em Espanha à sua eterna digressão, a Tour Victoria .

Sua agência de representação publicou um comunicado em suas contas nas redes sociais anunciando o cancelamento dos nove shows que Raphael havia planejado para o início de 2025 em sua turnê Victoria, nos Estados Unidos, República Dominicana, Costa Rica, Porto Rico e México, agendados para fevereiro. e março. O cantor “será submetido a tratamento ambulatorial especializado para tratamento de uma patologia neurológica recentemente diagnosticada”, para a qual a sua equipa médica recomendou “um longo período de descanso e descanso”, sustenta a nota.

O laudo médico do Hospital 12 de Octubre indica que Raphael “apresenta um linfoma cerebral primário com dois nódulos cerebrais no hemisfério esquerdo que justificam os sintomas neurológicos que apresentou há poucos dias”. E continua: “Durante a sua internação neste hospital foi iniciado o tratamento específico para esta patologia, que continuará em regime de ambulatório. Por isso, esperamos que ele receba alta nos próximos dias”, afirma. Durante a internação, o cantor recebeu a visita de sua família.

O linfoma cerebral é um tipo de câncer que afeta o principal órgão do sistema nervoso central. As células envolvidas no processo são os linfócitos, que fazem parte do sistema imunológico e costumam circular por praticamente todo o corpo. Por razões ainda não bem conhecidas, alguns destes linfócitos tornam-se malignos e começam a desenvolver linfoma no cérebro, embora também possam fazê-lo nas meninges – a membrana que a cobre – ou na medula espinal. Segundo o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, as primeiras manifestações da doença costumam ser náuseas e vômitos, dores de cabeça, confusão, visão dupla e convulsões, entre outras. Um sistema imunológico enfraquecido, algo que ocorre com a idade, aumenta as chances de uma pessoa sofrer de linfoma cerebral, como ocorre com outros tipos de câncer, relata Oriol Güell .

Não existe um tratamento único para a doença e o que o médico escolher dependerá de diversas características do paciente e do processo em si, embora os mais comuns sejam a quimioterapia, a imunoterapia e também o transplante de células-tronco, entre outros.

O comunicado da RLM alerta que os detentores de bilhetes de cada concerto cancelado entrarão em breve em contacto com os compradores para gerirem o reembolso dos bilhetes e pedirem desculpa pelo cancelamento “em nome do artista”, ao mesmo tempo que agradecem o apoio e carinho demonstrado desde a sua entrada. “Com a esperança de uma rápida recuperação, Raphael espera poder retomar sua agenda e reencontrar seu público em breve”, finaliza. As datas espanholas, previstas para começar no dia 17 de abril em Elche (Alicante) , ainda não foram canceladas, enquanto se aguarda a evolução do tratamento, confirmou a agência ao EL PAÍS, informa Héctor Llanos Martínez.

Raphael é um dos quatro artistas do mundo que possui um álbum urânio por ter vendido mais de 50 milhões de cópias ao longo de sua carreira. Em 2003, a o cantor de Mi gran noche,, um dos mais populares da cena espanhola, precisou de um transplante de fígado para acabar com a hepatite B, uma doença que sofria desde os 20 anos: “Para mim, essa foi a oportunidade de continuar a viver muito melhor do que antes e de desfrutar das coisas muito melhor do que antes. “Algo que era muito dramático virou uma grande oportunidade”, disse ele em entrevista ao EL PAÍS em novembro , onde resistiu em falar sobre sua aposentadoria: “Que diabos você quer que eu faça na minha casa? Devo continuar assistindo TV? Ou vou ver como Nadal joga? Não é porque ele já se aposentou .

Após mais de 60 anos de carreira, este ano lançou seu octogésimo sexto álbum, Ayer… Still , gravado em Paris, uma homenagem à canção francesa e aos seus grandes ídolos: Piaf, Aznavour, Bécaud, Brel… Entre seus planos para 2025 Ele também estreia seu novo show, Raphaelísimo, cuja turnê começa em maio.

Em dezembro, também recebeu um doutorado honorário da Universidade de Jaén : “Minha voz sempre foi minha melhor aliada, permitindo-me explorar meus limites e evoluir constantemente. Nunca me interessei em ser simplesmente um cantor que soa bem, sempre procurei ser um performer que emociona, agita e desperta sentimentos, porque na música, como na vida, o essencial não é a perfeição, mas a verdade. E é nessa busca pela autenticidade que reside o verdadeiro poder da interpretação”, afirmou na ocasião.

Ele passou mal durante as gravações do programa La Revuelta e o primeiro diagnóstico era de AVC, o que foi posteriormente descartado pelos médicos.

@ 2015 – 2024 . Diretos Reservados . Latin Pop Brasil . by grupodemidia.com.br