O mundo da música fora do streaming movimenta multidões e cria carreiras
Manuel Carrasco bateu o recorde de um artista solista espanhol, ao encher o Estádio Olímpico de La Cartuja com mais de 74mil pessoas. Um feito enorme para um artista do mesmo tamanho do seu recorde, mas parece que tem gente que não concorda…
Destaque: Assim como BTS, várias separações chocaram a música latina
Além daqueles que não gostam da música do artista e tem esse direito. Existem os questionadores de números. “Mas quem é ele?Só tem 4 milhões de ouvintes no Spotify, nenhuma musica acima de 100milhões… Quem é esse who?Quem pagou para essas pessoas estarem ali?”
Existem pessoas que ouvem música além da moda, da propaganda, das playlists super bombadas!
Hoje o streaming permite números enormes, mas também, porque ele permite que as pessoas ouçam o que elas querem, independente de onde ela esteja!A música nunca foi tão global e acessível!
O streaming permite que o mundo esteja ao nosso alcance e cada um possa desfrutar daquilo que realmente lhe faz bem, lhe toca.
Muita musicas tem números enormes, muitas vezes carregadas por playlist super famosas e o consumo que antes era orgânico, passa a ser por osmose! As pessoas ouvem, porque está ali tocando e não é ruim!! Quantos artistas podemos conhecer assim, mas ao mesmo tempo…quantas músicas ouvimos no automático e nem sabemos do que se trata?!
Muitos artistas fazem números e fazem carreira, mas muitos outros irão acumular números e serão esquecidos com o passar do tempo! Logo, outro artista de streaming ira aparecer e roubar os seus ouvintes osmóticos.
Manuel não é artista de streaming, assim como Laura Pausini, Alejandro Sanz, Pablo Alboran, Carlos Riveira, Jorge Drexler e afins…eles não tem números, mas eles tem público, eles tem pessoas que consomem eles por longas jornadas e assim vão continuar consumindo. São artistas com carreira consolidada e um público. Artistas que fazem aquilo que se identificam a si e seu publico. Na maioria das vezes não são músicas para hitar no tik tok e muito menos tem duração de menos de 3 minutos, são musicas para serem deleitadas e não consumidas. Quem houve esses artistas espera mais, musicas que de alguma forma vá além do ritmo. Ao contrário do fast music que vivemos, esses artistas são mais slow music. São artistas que trabalham álbum, lançam poucos singles soltos é uma cultura e mercado diferente.
O principal aqui é entender existem vários mercados da musicas e vários nichos, e cada um pertence a onde prefere estar. Sua identidade, sua trajetória e seu publico!
Você pode preferir o hit do tik tok e eu preferir aquela musica que me rasga a alma por 4 minutos, e está tudo bem. O maravilhoso da música é que ela existe de todas as formas e para todos!