Boa fase profissional para J Balvin, mas nem tanto fora das plataformas digitais. O colombiano é o centro de um processo de US$ 20,5 milhões por delito contra a propriedade intelectual por dois músicos panamenhos da KC Studio, autores de Do You Ting, que teria dado origem ao hit Loco Contigo e Loco Contigo Remix.
Destaque: Vamos analisar um possível comeback da Anahi?
Além de J Balvin, foco do processo, Ozuna, Karol G, Sech, Darrell, Tyga, DJ Snake e Nicky Jam fazem parte da demanda imposta pela Sociedade Panamenha de Autores e Compositores, que pediu o congelamento de todo o dinheiro gerado pelas duas versões da canção no mercado.
A KC Studio teria autorizado que sua melodia fosse “letrada” por um artista jamaicano em 2017, mas ficaram surpresos ao ouvirem a música com J Balvin, Snake e Tyga dois anos depois.
+ Leia Mais: Marco Mengoni anuncia novo single, Ma Stasera, e shows em estádio
Os advogados, então, teriam entrado em contato com o colombiano e alegam que ele conhecia a “desconformidade” do contrato e ainda assim lançou o remix com os outros colegas. A canção foi indicada ao Grammy Latino de Melhor Interpretação de Reggaetón naquele ano.
Até o momento, de acordo com os juristas que representam a empresa dos irmãos Rentería, apenas Sech teria apresentado defesa. Os demais, mesmo notificados pelas autoridades panamenhas, ainda não se manifestaram formalmente.
Sobre J Balvin:
“The Global Reggaeton Ambassador” (“O Embaixador Mundial do Reggaeton”) – J Balvin é um dos Top 10 artistas mais ouvidos em 11 países diferentes no Spotify e Top 10 em 14 países na Apple Music. Independentemente do idioma do país, ele desenvolveu uma legião de fãs ao redor do mundo. Aclamado pela Billboard como “o melhor cantor que já explodiu na música latina em muitos anos” e pela Pitchfork como “a face moderna do reggaeton”, J Balvin lidera uma segunda geração de estrelas dentro da música urbana, impulsionando a música latina no cenário global. Seu último álbum, “Colores”, foi aclamado pela mídia e teve um desempenho comercial incrível.
+ Leia Mais: Ignazio Boschetto, do Il Volo, está no Brasil e namora Bailarina do Faustão
Com “Blanco”, “Morado” e “Rojo” alcançando a posição Nº1, J Balvin se tornou o artista com maior número de singles a alcançar essa posição na história da parada Latin Airplay, com 29 de suas canções no topo desta lista durante o curso de sua carreira. Recentemente, sua colaboração com Dua Lipa, Bad Bunny e Tainy, “UN DÍA”, alcançou mais de 900 milhões de visualizações e conquistou o Certificado de Diamante pela RIAA. O impacto de sua música e de sua personalidade na cultura popular estabeleceram Balvin não apenas como o líder do reggaeton, mas também como um pioneiro da nova música latina, para a qual Balvin continua a expandir as fronteiras do gênero e abrir caminho para a “nova escola”.