A acusação de suposto abuso não é o único escândalo sexual envolvendo Ethan Torchio, baterista do Måneskin. O músico é testemunha em um caso de estupro coletivo na Itália, que resultou na condenação em primeira instância do jogador Manolo Portanova, do Genoa.
O crime aconteceu em maio de 2021, quando Portanova e outros três – seu tio Alessio Langella, 23, e dois amigos, Alessandro Cappiello, 25, e um jovem não identificado de 17 anos – abusaram de uma estudante de 21 anos durante uma festa em um apartamento em Siena, na região da Toscana, próximo a Florença.
A vítima é uma ex-namorada de Ethan, que foi convocado a testemunhar no caso ainda no outono europeu, após o atleta recorrer da sentença de seis anos de prisão. O artista acabou na investigação devido a algumas conversas entre ele e a jovem.
No bate-papo em questão, cuja transcrição tem várias páginas, Ethan e a garota teriam conversado sobre a possibilidade de manter uma relação sexual em grupo. Segundo a defesa dos acusados, este é um aspecto relevante para contextualizar as acusações. “Ao final do estudo cuidadoso do material disponibilizado é possível concluir que o acontecimento se insere numa determinada dinâmica… Não surgem elementos que permitam afirmar que a ofendida manifestou o seu desacordo aos arguidos de forma forma clara e inequívoca”, declarou o perito forense que analisou as mensagens.
Enquanto estava no Brasil, Ethan virou protagonista de outro caso. Um perfil italiano de fofocas citou um “baterista de uma famosa banda de rock italiana que abusava sexualmente de parceiras e tirava a camisinha durante o sexo”. O texto também fala em agressão verbal e mudanças bruscas de comportamento.
O nome do integrante do Måneskin, contudo, não foi citado nenhuma vez, apesar da descrição se encaixar em seu perfil.
Contudo, a atmosfera do show deixou claro que o quarteto ficou abalado com o “gossip”.
O alvoroço com a notícia não confirmada chegou até Giorgia Soleri, ex-namorada de Damiano David, já que amigas suas curtiram o post original com a acusação. Entre os likes também estava Laura Alfonsi Castelli, par de Ethan Torchio, o que gerou mais estranheza na situação.
Giorgia respondeu via Stories e se solidarizou com as vítimas, mas avisou que desconhecia a acusação. Ethan Torchio tem 23 anos, completados no último dia 8 de outubro, e está no Måneskin desde 2015. A banda venceu o Festival de Sanremo em 2021 e, posteriormente, o Eurovision Song Contest, alcançando a fama global.