Existem cases de sucesso que atrapalham a carreira de um artista. Quer um exemplo? Despacito e Luis Fonsi. O hit bilionário, que marcou a transição do porto-riquenho para o gênero urbano, trouxe aquele fator surpresa para repertório do então baladista e causou furor no mercado, chegando até Justin Bieber e a números até então nunca vistos na indústria fonográfica.

O ano era 2017. Estamos em 2023 e Fonsi continua tentando repetir o “irrepetível”. Mesmo com desempenho pífio, segue apostando na fórmula de seu carro-chefe, já esgotada. Exemplo disso é Buenos Aires, single publicado nesta semana, que vale apenas os primeiros segundos da introdução à la tango. O restante é um amontoado de rimas pobres e ritmo saturado. Aliás, os últimos singles do artista de 45 minutos parecem uma mesma música entregue em partes separadas nas plataformas digitais.

Acabou a criatividade. Consequentemente, a qualidade. Hoje, ele vive das migalhas do passado.

De pioneiro, Luis Fonsi virou uma sombra do letrista de obras-primas da música latina como No Me Doy Por Vencido, Llueve Por Dentro, Aunque Estés Con Él, entre tantas outras.

O mau gosto chegou, inclusive, à estética. Buenos Aires chega com uma capa extraída diretamente do filme Barbie, sem nenhum contexto com a canção.

Já são seis anos. Tempo suficiente para o artista perceber que Despacito e depois, em menor escala, Échame La Culpa e Calypso,foram as exceções de seu catálogo. O álbum Vida, lançado em meio ao boom do reggaetón, deveria ser o ponto fora da curva, não a referência para todo o restante da carreira.

Muitos dos colegas que seguiram o seu exemplo lá atrás, pegando a esteira do sucesso da parceria icônica com Daddy Yankee, já abandonaram o barco. Ou, no mínimo, souberam mesclar a busca pelos charts e pelo mercado de números com sua própria essência musical. David Bisbal é um deles.

Outros, como Sebastián Yatra, fizeram o caminho inverso. Deixaram de ser 100% urbanos para enveredar, com sucesso, pelo pop.

Se o mercado é mutante, elástico, múltiplo, Luis Fonsi se tornou uma partitura de nota única. Trazendo para uma linguagem popular e bem brasileira, Fonsi saiu do elenco do BBB, foi para A Fazenda e, se continuar assim, chegará no máximo ao novo A Grande Conquista nos próximos anos.

Veja Buenos Aires, clipe do novo single de Luis Fonsi

Sobre Buenos Aires

“Buenos Aires” é uma composição do artista ao lado de Andrés Torres, Mauricio Rengifo e Keityn, com produção de Mauricio Rengifo e Andrés Torres. A nova música é a primeira amostra do que será o novo ciclo do cantautor e produtor. “Buenos Aires’ narra esse processo de tratar de esquecer essa pessoa que amas e se dar conta que será impossível fazê-lo. É uma música de desfecho de um relacionamento que fala sobre a dor que se sente quanto essa pessoa que significa tanto para você virou a página. Quando comecei a escrevê-la, imediatamente me transportei para o ritmo da cumbia argentina, e me inspirou para que os novos lançamentos tragam como referência alguma das cidades que têm grande significado em minha vida e carreira. Para mim, é muito emocionante que ‘Buenos Aires’ dê início a esse novo ciclo da minha música. Ainda tenho muitas faixas novas para compartilhar. Estou muito feliz que vocês me acompanhem nessa viagem”, disse Luis Fonsi. “Buenos Aires” é a primeira faixa apresentada pelo aclamado cantor, que também anuncia a chegada de seu novo álbum, “El Viaje”, ainda sem data de lançamento. Depois de mais de um ano sem lançar novas músicas, Luis Fonsi vem renovado com uma música que convida a curtir a nova estação, com um ar moderno e fresco que marca seu estilo pessoal. Com 25 anos de carreira, um legado inspirador e muitas experiências compartilhadas ao longo desse caminho, Luis Fonsi é, sem dúvida, uma lenda dentro e fora da música. O artista já musicou a história de muitos fãs, deixando uma marca intangível em suas vidas. Com o novo álbum, “El Viaje”, não só comemoramos seus 25 anos de trajetória, como também navegaremos num mar de emoções, levando-nos ao passado, presente e futuro. As canções deste álbum revelam uma gama de amplas possibilidades, mesmo aquelas que não são esperadas, mas são criadas e destinadas a surpreender e revelar os diferentes tons do amor.

@ 2015 – 2024 . Diretos Reservados . Latin Pop Brasil . by grupodemidia.com.br