A pressão do público e da crítica fez com que Karol G liderasse a alteração na letra do single +57, publicado no último dia 7. Na nova versão, a “gostosa de 14 anos” passa a ter 18: “una mamacita desde los eighteen”

Assinam a letra da música Daniel Echavarria Oviedo, Bryan David Castro Sosa, Carolina Giraldo Navarro, Dylan Ferney Zambrano Montaño, José Álvaro Osorio Balvin, Juan Luis Londoño Arias, Kevyn Mauricio Cruz Moreno, Salomón Villada Hoyos, Stiven Mesa Londoño. Todos fazem parte da ação com base no artigo 44 da Constituição do país.

A versão original gerou reações até do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, além de muitas outras instituições no país. Os músicos chegaram a ser convocados a uma aula de capacitação sobre direitos de meninos, meninas e adolescentes e sobre a prevenção de violências nesta população

Na terça-feira (12), a assessora presidencial para Direitos Humanos do país, Lourdes Castro García, divulgou um comunicado sobre o caso. No texto, intitulado “Declaração sobre a responsabilidade dos músicos na proteção das nossas crianças e adolescentes”, ela deixa clara a sua preocupação com “expressões musicais” que ameaçam o bem-estar da população menor de idade da Colômbia.

Desde a estreia, +57 sofre fortes críticas por sua letra carregada de apologia à prostituição e sexualização infantil. Como o LatinPop Brasil mostrou ontem, Medellín, terra natal dos autores, é um dos centros de turismo sexual da América Latina.

— A pedofilia no mundo vê uma opção de viajar para cá e ter relações sexuais — denuncia Jazmín Santa, membro da Mesa Intersetorial contra a Exploração Sexual de Meninos e Meninas.

A organização independente registrou 714 vítimas entre 2020 e 2022, baseada em dados da polícia. A proibição ao trabalho sexual em algumas ruas veio em resposta ao caso de Timothy Allan Livingston, um americano de 36 anos preso após entrar em um hotel de El Poblado com duas crianças de 12 e 13 anos. 

O trecho cantado por Maluma e Feid é considerado o mais problemático da música: ““Una mamacita desde los fourteen / Entra a la disco y se le siente el ki / Mami, estos shots yo me los doy por ti” .

Karol G, que capitaneou o lançamento, disse que a letra foi tirada de contexto, mas pediu desculpas. “Ainda tenho muito o que aprender”.

Publicado na semana passada, o tema já tem mais de 11 milhões de streams no Spotify e quase 20 milhões no YouTube.

@ 2015 – 2024 . Diretos Reservados . Latin Pop Brasil . by grupodemidia.com.br