Me chamo Rafael Takano e sou o produtor da festa !SÚBETE! de ritmos urbanos latinoamericanos e caribenhos. Vamos retornar às pistas no dia 22/01 (sábado) com nosso primeiro evento presencial desde fevereiro de 2020.
TOP 50 – As melhores músicas latinas de 2021
A festa presencial acontecia mensalmente desde 2019 no Estúdio Bixiga, que infelizmente fechou as portas. Agora itinerante, a festa reestreia no Susi in Transe, casa histórica para a cena underground.
Durante o período da pandemia, optamos pelo formato virtual, atraindo público de outras cidades, e até outros países. Recebemos DJs convidados de 4 estados brasileiros, e fizemos lançamentos de artistas brasileiros e latinos, por exemplo com DJ set de lançamento do álbum Sebastianismos, do artista de mesmo nome.
El Movimiento
A ¡SÚBETE! tem foco nos ritmos urbanos como reggaeton, neperreo, dembow dominicano e trap-latino. Nas caixas da festa tocam artistas do mainstream latino como J Balvin, Rosalia, Karol Ge Bad Bunny – esse último foi o artista mais ouvido no Spotify global por dois anos consecutivos – e nomes tradicionais da ‘vieja-escuela’ como Tego Calderon, Daddy Yankee, Nicky Jam e Plan B. Também soam os artistas que apesar não serem tão conhecidos por aqui, são grandes nomes nos países ‘hispanohablantes’ como Natty Natasha, Farruko, Guaynaa, Rauw Alexandro, Becky G, Sech e El Alfa, chegando até aos nomes do underground como Tokischa, Ms Nina, Tomasa Del Real, Casper Magico,L-Gante, Bad Gyal, e muitos outros.
+ Leia Mais: 20 álbuns latinos que completam 20 anos em 2022
No Brasil a popularização do gênero é evidente, desde as parcerias internacionais de Anitta com os grandes nomes desde 2017, Pabllo Vittar em colaborações com a artista de neoperreo Tomasa Del Real, e novas e velhas divas da música latina Thalia, Kali Uchis e Lauren Jauregui. Nos últimos meses a reggaetonera Mariah Angeliq participou dos sucessos de Ludmilla e Luísa Sonza.
+ Leia Mais: Os 15 álbuns latinos mais esperados de 2022
Esses ritmos e artistas são parte do nomeado genericamente de “gênero urbano” pela indústria musical, mas chamado de “El Movimento” por estudiosos e ativistas. O ‘Movimento’ resgata as origens afro-latinas do reggaeton, entendendo e elevando seu impacto cultural tanto nas comunidades imigrantes de língua latina quanto na música pop global. Muito semelhante ao fenômeno do funk no Brasil, os ritmos caribenhos de origem negra e periférica sofreram muitas perseguições e preconceitos até passar por um branqueamento e serem cooptados pela indústria cultural.
Sabadón 22/01
Nossa retomada vai contar com os DJs Papi Tele(residente da !SÚBETE!), DJ Fatah (Tocaia), Maïa(Baïle/ RinseFrance), tocando o melhor do pancadão caribenho.
Com um público que se mistura entre brasileiros que fizeram mochilão ou intercâmbio pelo continente, descendentes de imigrantes, e estrangeiros, a festa é uma boa oportunidade para treinar a língua ou mesmo arriscar no portunhol, e exercitar o sentimento da brasilidade latino-americana.
Ficamos à disposição para conversar e compartilhar mais informações sobre a festa, os DJs e ‘El Movimiento’. Posso indicar outras festas de música latina com foco nos ritmos urbanos também, caso seja interessante criar um guia mais completo. Meu WhatsApp (11) 99403 4941.
22/01 – sábado
23:00 as 05:00
Ingressos de $30 a $50
Local: Susi in Transe (R. da Figueira, 611 – Em frente ao metro Pedro II)
Ingressos: https://www.sympla.com.br/subete—vuelve-el-perreo-220122__1450841