A próxima edição do Eurovision Song Contest, enfim, tem sua sede definida. Quase cinco meses após a vitória do Måneskin em Roterdã, a Itália anunciou nesta sexta-feira, 8 de outubro, que Turim receberá o evento em 2022.
Destaque: Kany García fala sobre o single De Pxta Madre e conta como surgiu a parceria com Gusttavo Lima em Mesa Para Dos
Bolonha, Roma e Milão eram outras cidades que brigavam para receber o festival que voltará ao país após 32 anos. Na última vez, o ESC foi disputado na capital.
A organização do evento também divulgou as datas: 10/5 e 12/5 para as semifinais, com a finalíssima realizada no dia 14 de maio.
LatinPopCast #37: Indicações questionáveis e briga de J Balvin e Residente dão o pontapé inicial no Grammy Latino 2021
O Eurovision 2022 será realizado no PalaOlímpico, construído para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2006.
“Como vimos durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, o PalaOlimpico preenche todos os requisitos necessários para sediar um evento global dessa escala e estamos muito impressionados com o entusiasmo e o compromisso da cidade de Turim, que dará as boas-vindas a milhares de fãs no próximo mês de maio”, disse Martin Österdahl, supervisor executivo do ESC.
“Estamos felizes que Turim sedie a próxima edição do Eurovision Song Contest, o festival internacional amado por um grande público em todos os países. Graças à bela vitória do Måneskin, o concurso volta à Itália depois de 31 anos, em uma cidade que tem todas as características para sediar um evento de tão prestígio.
A escolha feita pela Rai, em conjunto com a EBU, não foi fácil dado o elevado nível das propostas apresentadas pelas cidades concorrentes, às quais agradeço a sua entusiástica participação.
A partir de hoje, começa uma viagem emocionante para Rai e a cidade de Turim que nos levará a maio de 2022. Um grande desafio para Rai e para nosso país “, reiterou o CEO da estatal, Carlo Fuortes.
Turim além do Eurovision
Localizado no sopé dos Alpes, nosso destino é famoso por suas galerias e museus, parques e praças, palácios e castelos, bem como pelos magníficos exemplos da arquitetura renascentista, barroca, rococó, neoclássica e Art Nouveau.
Mas, além de seu significado histórico, o impacto da cidade na cultura moderna não pode ser exagerado: Turim é a casa da Fabbrica Italiana Automobili Torino (FIAT); o ‘Derby della Mole’ entre Juventus e Torino FC; o Santo Sudário; e é o berço do cinema italiano.
O filme mudo Cabiria (1914), rodado em Torino pelo pioneiro do cinema Giovanni Pastrone, tornou-se o primeiro filme a ser distribuído mundialmente – além de ser o primeiro filme exibido na Casa Branca! Do neorrealismo ao cinepanettoni, o filme é celebrado no Museo Nazionale del Cinema dentro da espetacular Mole Antonelliana. Turim tem ainda uma cozinha espetacular e é famosa por seus bares underground.
“Depois de inaugurar uma nova temporada de grandes eventos, Turim será um palco de música e cultura, num evento internacional dinâmico e inclusivo que envolverá toda a cidade”, concluiu a prefeita Chiara Appendino.