Atenção noveleiros e fãs da cultura latina! O Grupo Televisa, maior rede de TV do México, fechou um acordo de fusão com a americana Univision, maior provedora de conteúdo em rádio e TV de língua espanhola nos Estados Unidos. O negócio, firmado em cerca de US$ 4,8 bilhões, aprofunda a parceria que já existia entre os dois grupos e dará mais fôlego à americana Univision no mercado de streaming.
Destaque: 10 músicas que não podem faltar no reencontro de Lucero e Mijares
A Televisa será a principal acionista da nova Televisa-Univision, com uma fatia de aproximadamente 45% da companhia, segundo comunicado divulgado na noite desta terça-feira. Pelos termos do acordo, a Televisa receberá US$ 3 bilhões em dinheiro e o restante em ações da parceira.
A união entre as duas vai ajudar a impulsionar a atuação da Univision no segmento de streaming. Líder no mercado de rádio e TV em língua espanhola nos EUA, a Univision ainda não conseguiu avançar na sua presença digital.
+ Leia Mais: Filme biográfico de J Balvin será lançado em maio
Menos de 10% da população que fala espanhol do país usam atualmente algum serviço de streaming, contra 70% dos falantes de inglês.
“Televisa-Univision poderá avançar de forma mais agressiva em inovação e crescimento por meio de plataformas digitais enquanto essa indústria segue em expansão”, disse Emilio Azcarraga, presidente da Televisa em um comunicado.
+ Leia Mais: Câncer falso, divismo e festas na pandemia – o cancelamento de Cami
A transação deve ser concluída ainda neste ano, dependendo da aprovação dos órgãos reguladores da concorrência americano e mexicano. Os conselhos de administração das duas companhias já assinaram o acordo. A amplitude do catálogo ainda não foi revelada.
+ Leia Mais: Carlos Vives e Ricky Martin cantam a Porto Rico em Canción Bonita
O diretor-executivo da Univision, Wade Davis, assumirá o comando do novo grupo, enquanto Alfonso de Angoitia, da Televisa, será presidente do Conselho, tendo Marcelo Claure, do SoftBank, que ajudou a financiar a operação, como seu vice.
Com a fusão, surge um colosso em programação em espanhol, reunindo mais de 86 mil horas de conteúdo produzido anualmente pela Televisa. O negócio terá quatro canais abertos da Televisa, além de 27 canais pagos, incluindo ainda o estúdio de cinema Videocine, o serviço de vídeo sob demanda Blim e a marca Televisa.