Era abril de 2022 quando José Norberto Flesch trouxe a bomba: Alejandro Sanz estava pronto para trazer sua nova turnê ao Brasil. 1 ano e cinco meses depois, a notícia parecia ter virado lenda urbana.
Em conversa com o LatinPop Brasil na última quinta-feira (21), o jornalista reiterou que a negociação existe e que o espanhol voltará ao país com show próprio depois de mais de uma década. Teria havido uma “confusão na ordem do anúncio”, mas sem implicações nas tratativas.
Flesch, contudo, não falou sobre datas.
Há de se levar em consideração que nesse período, além de passar por problemas financeiros e emocionais, Alejandro Sanz trocou de gravadora, o que pode ter atrasado todo o processo. O artista saiu da Universal e assinou com a Sony Music, em acordo revelado em junho.
O último encontro do intérprete de El Trato com os fãs brasileiros aconteceu em 2018. À época, além de promover #ElDisco, ele participou do show de Ivete Sangalo no Allianz Parque, em São Paulo, entrando no DVD gravado pela baiana naquela ocasião.
Sanz esteve no Brasil pela última vez em 2013 com a tour La Musica No Se Toca. À época, gravou com a própria Veveta, Ana Carolina e Roberta Sá. Mas, convenhamos, em um mercado em constante renovação, quase seis anos de completo silêncio representam muito tempo.
Em 2018, a editora do LatinPop Brasil, Priscila Bertozzi, escreveu sobre essa lacuna no artigo “Já existe uma geração que não conhece Alejandro Sanz no Brasil. E isso preocupa”.