Shakira será homenageada com o prêmio de Mulher do Ano de 2023 no primeiro Billboard Latin Women in Music Awards. A honraria inédita foi divulgada nesta manhã pela Billboard.
Por meio de um comunicado, Leila Cobo, diretora de conteúdo latino/espanhol do veículo, destacou que, graças à colombiana, “as latinas de todo o mundo foram empoderadas para escrever e executar músicas profundamente pessoais. Ele criou um movimento completamente sozinho e continua mais relevante do que nunca hoje, com elegância, enorme talento e uma profunda tradição de retribuir à comunidade. Ela é a definição de mulher na música”, disse a executiva de origem colombiana.
Shakira vendeu mais de 95 milhões de discos em todo o mundo, tornando a colombiana uma das artistas musicais mais vendidas de todos os tempos e a artista feminina latina mais vendida de todos os tempos.
Vale lembrar que recentemente em 24 horas, o último lançamento de Shakira, “SHAKIRA |BZRP Music Sessions #53” fez história no Spotify com mais de 14 milhões de streams, tornando-se a música latina mais transmitida em 24 horas na história do plataforma, bem como o tema latino mais visto no YouTube em 24 horas, com mais de 63 milhões de visualizações.
A música, que estreou em 9º lugar na Billboard Hot 100, é outro momento histórico para Shakira, já que ela é a primeira artista solo feminina a chegar ao Top 10 da parada com uma música em espanhol. Com o lançamento desta música, Shakira quebrou o número 14 do Guinness World Records, elevando seu total para 17 no geral.
Em Los Angeles, o Grammy Museum inaugurou recentemente uma exposição dedicada à três vezes vencedora do Grammy e doze vezes vencedora do Grammy Latino que, “sem incluir referências às suas novas composições -começando com “BZRP Music Sessions #53”-, de alguma forma consegue se sentir atual. É uma elegante mostra de informações e objetos que busca transmitir ao visitante a importância da cantora em termos criativos, destacar o papel inovador que Shakira desempenhou em vários momentos de sua carreira e, ocasionalmente, destacar seu trabalho filantrópico”, avalia Sergio Burstein do Los Angeles Times en Español quando visitou o show.