Shakira decidiu mudar a estratégia que vinha mantendo diante das acusações de fraude ao fisco espanhol. Agora, ela pediu à sua equipe de advogados que admita a dívida para não se submeter a um escândalo em meio ao processo de separação de Gerard Piqué, cuja ruptura do casamento de 12 anos foi revelada em junho.
Destaque: A retrospectiva com os principais fatos da música latina no primeiro semestre de 2022
Segundo a imprensa espanhola, a artista estaria prestes a ser presa por dissimular sua residência na Espanha e “esconder” sua renda por meio de uma rede de empresas. O valor gira em torno de 14,5 milhões de euros entre 2012 e 2014.
Fontes jurídicas informaram à Agência Efe que técnicos da Receita espanhola que analisaram o caso refutaram em seu relatório adicional os argumentos da defesa da colombiana de que sua agenda de shows e apresentações na televisão provariam que ela ficou menos de 184 dias na Espanha em um ano e, portanto, não teria obrigação de pagar impostos no país.
O chefe do Tribunal de Instrução número 2 de Esplugues de Llobregat, em Barcelona, convocou para 8 de julho depoimentos dos técnicos da Receita e de especialistas da defesa da cantora para expor argumentos sobre as obrigações fiscais de Shakira, conforme antecipado pelo jornal espanhol El Periódico de Catalunya.
+ Leia Mais: Irmão de Ricky Martin diz que sobrinho teria entrado com medida restritiva contra o cantor
Em janeiro do ano passado, dois fiscais da Agência Tributária já haviam prestado depoimento a um juiz e confirmado que a artista teria cometido evasão fiscal entre os anos de 2012 e 2014.
A evasão fiscal de Shakira
A Procuradoria decidiu abrir as investigações em 2017 baseada em um informe emitido pela Agência Tributária, que alertava sobre fraude sobre renda de pessoa física (IRPF) entre 2011 e 2014. Por meio de seu estafe, a artista nega:
“Shakira cumpriu em todos os momentos com suas obrigações tributárias e não deve qualquer quantia à Fazenda espanhola. A cantora tem uma atividade profissional intensa fora da Espanha e quase 90% de sua renda vem de outros países. Sua estrutura familiar é muito diferente dos modelos convencionais”, diz nota da assessoria da cantora.
+ Leia Mais: Christopher Uckermann desmente Christian Chávez sobre música inédita do RBD
Os dados apontam que a artista teria simulado o pagamento à Espanha, simulando que nos exercícios investigados residiu mais de seis meses por ano em outros países, quando era de conhecimento público sua relação com Gerard Piqué e a consequente vida em Barcelona.
A quantidade de dinheiro devida supera US$ 140 mil anuais, cota a partir da qual a evasão de impostos é considerada delito fiscal sujeito a pena de um a cinco anos de prisão. A cifra, contudo, já chegou a ser anunciada em US$ 20 milhões.
A intérprete de Me Enamoré teria começado a quitar a dívida com o fisco espanhol em fevereiro de 2018, mesmo antes do encerramento das investigações.