A lenda Celia Cruz recebeu uma honraria da Casa da Moeda dos Estados Unidos. Desde a última segunda-feira, está em circulação no país a moeda de 25 centavos que tem seu rosto estampado.

Celia Cruz, considerada uma das mulheres latinas mais influentes da história e lembrada por sua maravilhosa expressão “ Azúcar ”, foi escolhida junto com outras quatro mulheres como parte das homenageadas do programa American Women Quarters em 2024, iniciativa que celebra as conquistas e contribuições das mulheres americanas. Célia Cruz é a quarta das cinco que serão lançadas em 2024 e a 14ª moeda das mulheres homenageadas no programa.

“A quarta moeda do Programa American Women’s Quarter de 2024 celebra a vida e o legado de Celia Cruz”, disse o Diretor da Casa da Moeda, Ventris C. Gibson. “A influência de Celia Cruz foi muito além de sua música. “Ela tinha orgulho e celebrava a sua cultura cubana, que capacitou os afro-latino-americanos a abraçar a sua herança, tornando-a num ícone cultural importante e duradouro.

A artista da Casa da Moeda dos Estados Unidos, Phebe Hemphill, projetou e esculpiu a imagem.

“Eu sabia que tinha que projetar para a superestrela Celia Cruz, por mais dinâmica que ela seja”, disse Hemphill. “Eu a vi se apresentar com seu famoso vestido de rumba e tentei criar um design que realmente refletisse sua grandeza e vitalidade.”

O reverso (laterais) apresenta uma representação dinâmica de Celia Cruz exibindo seu sorriso deslumbrante enquanto se apresenta com um vestido estilo rumba. Seu slogan exclusivo “AZÚCAR!” está inscrito à direita.

As outras mulheres eleitas foram Patsy Takemoto Mink , que foi a primeira mulher negra a servir no Congresso, Dra. Mary Edwards Walkerc , foi uma cirurgiã da época da Guerra Civil, defensora dos direitos das mulheres e abolicionista, Pauli Murray , foi poetisa, escritora, ativista, advogado e sacerdote episcopal, bem como um forte defensor dos direitos civis e Zitkala-Ša , também conhecida como Gertrude Simmons Bonnin, foi uma escritora, compositora, educadora e ativista política dos direitos civis.

Nascida em Cuba, Celia Cruz morreu em 2003, vítima de um tumor cerebral, na cidade de Fort Lee, em Nova Jersey.

Latin Pop Brasil

Sobre NósFale Conosco

@ 2015 – 2024 . Diretos Reservados . Latin Pop Brasil . by grupodemidia.com.br