Saiu na manhã desta terça-feira (12) a lista de participantes do Festival de Benidorm, a seletiva espanhola para Eurovision Song Contest. Dentre os nomes divulgados, o mais conhecido é o de Melody, de 34 anos e um hit, o que dá uma prévia do quão decepcionante é o grupo de artistas que vão brigar por representar a Espanha na competição europeia.
Para quem esperava algum concorrente da última edição do Operación Triunfo, um êxito dentro e fora do país, veio uma lista repleta de desconhecidos: Kuve, Lachispa, Carla Frigo, Celine Van Heel, Daniela Blasco, David Afonso, DeTeresa, Henry Semler, David Afonso, Mel Ömana, J Kbello, Lucas Bun e Mawot. As “famosas” Sonia y Selena, Melody e Chica Sobresalto completam o quadro de participantes.
As canções serão apresentadas no dia 18 de dezembro. “Será a edição mais espetacular que já fizemos”, prometeu César Vallejo, co-diretor do Benidorm Fest. O evento terá caráter solidário e arrecadará fundos para os afetados pela tempestade Dana.
A quarta edição do Benidorm Fest será marcada pela DANA. Queremos deixar uma lembrança especial para todas essas pessoas que foram afetadas. Enviamos muita força e muito amor. Embora o acordo ainda não tenha sido assinado, podemos anunciar que todo o dinheiro arrecadado com as passagens irá para os atingidos pela DANA. Será o nosso grão de areia tentar encontrar soluções e fazer com que as coisas corram um pouco melhor, disse María Eizaguirre, diretora de Participação e Comunicação da RTVE.
O festival será realizado entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro, pouco antes de seu “mentor”, o italiano Festival de Sanremo.
Em 2024, a vitória do Festival de Benidorm ficou com Nebulossa, que levou Zorra para a Suécia. Chanel e Blanca Paloma venceram as edições anteriores.