Por quê?
Sobre Måneskin há de se fazer parêntesis: nada na indústria musical em 2021 foi mais relevante do que a meteórica ascensão do grupo italiano.
Destaque: Conheça os 22 participantes já confirmados no Festival de Sanremo
E foi com a vitória no Eurovision Song Contest, em maio, que essa trajetória teve início. Zitti e Buoni foi a carta de apresentação para Damiano, Victoria, Ethan e Thomas chegarem aos charts mais importantes do mundo.
O tema, que ganhou passaporte para o evento europeu ao triunfar no Festival de Sanremo, abriu as portas para que outras músicas da banda viralizassem. Beggin‘ (2017) é o maior exemplo disso.
A Itália viveu um ano glorioso em termos musicais. E boa parte dessa efervescência criativa e qualitativa passou pelo sucesso global do Måneskin.
Ficam menções honrosas para Ma Stasera (Marco Mengoni), Il Bambino Che Contava Le Stelle (Ultimo), Pezzo di Cuore (Emma e Alessandra Amoroso), entre tantas outras grandes canções que saíram do mercado italiano em 2021. Mas não dar o prêmio aos ragazzi de Roma seria ignorar o que aconteceu na música neste ano.
Quem venceu em 2020: Io Sì (Seen), Laura Pausini