A lista de indicados ao Grammy Latino deste ano talvez seja a mais coerente e estimulante dos últimos tempos. A Academia finalmente parece ter entendido que o cenário musical latino é dinâmico, plural e que não pode ser reduzido a um pequeno grupo de nomes que, ano após ano, monopolizam as principais categorias.
O destaque a Bad Bunny, que atravessa um dos anos mais memoráveis de sua carreira, confirma que quando a indústria se rende à qualidade e ao impacto cultural de um artista, o reconhecimento não soa como concessão, mas como justiça. Sua presença maciça, liderando as indicações – 12, no total, legitima o prêmio e traduz com fidelidade o que de fato marcou o mercado latino neste ciclo.
O mesmo vale para nomes como Aitana, Joaquina, Morat ou Dani Martín, artistas que, cada um à sua maneira, ampliam as fronteiras do pop/rock em espanhol e trazem frescor à disputa. A presença de Liniker é outro fator positivo, assim como C4triel & Paco Amoroso. É a primeira vez em muito tempo que a Academia parece sintonizada na mesma estação de seu público.
É sintomático e positivo que eles tenham rompido a bolha do “clubinho” habitual, espaço onde muitas vezes reinam os mesmos veteranos, independentemente da força real de seus trabalhos. Esse movimento sugere uma abertura saudável: reconhecer artistas consolidados, mas também acolher vozes que hoje dialogam diretamente com o público jovem e que renovam a cena.
Ainda assim, não é possível ignorar a permanência de certas figuras que parecem ter cadeira cativa, mesmo quando entregam obras aquém de sua trajetória. Alejandro Sanz é o exemplo mais evidente: indicado novamente, mesmo em um ano em que sua produção não alcançou o brilho de outrora. A ausência sentida é Lali, que fez um ótimo trabalho, mas outra vez foi esquecida no churrasco. É o tipo de contradição que enfraquece a narrativa de renovação, pois mantém a sensação de que alguns nomes continuam blindados por prestígio histórico.
Apesar dessas ressalvas, a fotografia geral é animadora. A pluralidade de gêneros, a valorização de novos formatos e a presença de artistas de diferentes países reforçam que o Grammy Latino, nesta edição, cumpre melhor seu papel: ser um retrato da diversidade e da vitalidade da música em nossa língua. Se em anos anteriores a premiação parecia presa a fórmulas previsíveis, agora há um esforço visível de atualização.
Por isso, é justo afirmar que esta é uma das melhores listas de indicados dos últimos anos. Não perfeita, mas suficientemente ousada para romper com a acomodação e sinalizar que o prêmio pode, sim, refletir a riqueza de um ano criativo e múltiplo como o que vivemos.
A premiação acontece no dia 13 de novembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Veja a lista completa de indicados ao Grammy Latino 2025
Gravação do Ano
- “Baile Inolvidable” – Bad Bunny
- “DTmF” – Bad Bunny
- “El Día Del Amigo” – CA7RIEL & Paco Amoroso
- “#Tetas” – CA7RIEL & Paco Amoroso
- “Desastres Fabulosos” – Jorge Drexler & Conociendo Rusia
- “Lara” – Zoe Gotusso
- “Si Antes Te Hubiera Conocido” – Karol G
- “Cancionera” – Natalia Lafourcade
- “Ao Teu Lado” – Liniker
- “Palmeras En El Jardín” – Alejandro Sanz
Álbum do Ano
- Cosa Nuestra – Rauw Alejandro
- Debí Tirar Más Fotos – Bad Bunny
- Papota – CA7RIEL & Paco Amoroso
- Raíces – Gloria Estefan
- Puñito De Yocahú – Vicente García
- Al Romper La Burbuja – Joaquina
- Cancionera – Natalia Lafourcade
- Palabra De To’s (Seca) – Carín León
- Caju – Liniker
- En Las Nubes – Con Mis Panas – Elena Rose
- ¿Y Ahora Qué? – Alejandro Sanz
Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa
Casa Coração – Joyce Alane
Ao Vivo No Ccb: Homenagem A José Mário Branco – Camané
Universo De Paixão – Natascha Falcão
Transespacial – Fitti
Dominguinho – João Gomes, Mestrinho e Jota.pê
Canção do Ano
- “Baile Inolvidable” – Bad Bunny
- “Bogotá” – Andrés Cepeda
- “Cancionera” – Natalia Lafourcade
- “DTmF” – Bad Bunny
- “El Día Del Amigo” – CA7RIEL & Paco Amoroso
- “Otra Noche De Llorar” – Mon Laferte
- “Palmeras En El Jardín” – Alejandro Sanz
- “Si Antes Te Hubiera Conocido” – Karol G
- “#Tetas” – CA7RIEL & Paco Amoroso
- “Veludo Marrom” – Liniker
Artista Revelação
- Alleh
- Annasofia
- Yerai Cortés
- Juliane Gamboa
- Camila Guevara
- Isadora
- Alex Luna
- Paloma Morphy
- Sued Nunes
- Ruzzi
Pop
Melhor Álbum Pop Contemporâneo
- Cuarto Azul – Aitana
- Palacio – Elsa y Elmar
- Al Romper La Burbuja – Joaquina
- En Las Nubes – Con Mis Panas – Elena Rose
- ¿Y Ahora Qué? – Alejandro Sanz
Melhor Álbum Pop Tradicional
- Bogotá – Andrés Cepeda
- Cursi – Zoe Gotusso
- Lo Que Nos Faltó Decir – Jesse & Joy
- Natalia Lafourcade Live At Carnegie Hall – Natalia Lafourcade
- Después De Los 30 – Raquel Sofía
Melhor Canção Pop
- “Bogotá” – Andrés Cepeda
- “El Día Del Amigo” – CA7RIEL & Paco Amoroso
- “Querida Yo” – Yami Safdie & Camilo
- “Soltera” – Shakira
- “Te Quiero” – Nicole Zignago
Rock
Melhor Álbum de Rock
- Legado – A.N.I.M.A.L
- Luna En Obras (En Vivo) – Marilina Bertoldi
- A Tres Días de la Tierra – Eruca Sativa
- Gigante – Leiva
- Novela – Fito Paez
Melhor Canção de Rock
- “La Torre” – RENEE
- “Legado” – A.N.I.M.A.L
- “Sale El Sol” – Fito Paez
- “TRNA” – Ali Stone
- “Volarte” – Eruca Sativa
Melhor Álbum Pop/Rock
- Vándalos – Bandalos Chinos
- Malhablado – Diamante Eléctrico
- Malcriado – Lasso
- El Último Día De Nuestras Vidas – Dani Martín
- Ya Es Mañana – Morat
- R – RENEE
Melhor Canção Pop/Rock
- “Ángulo Muerto” – Leiva
- “Desastres Fabulosos” – Jorge Drexler & Conociendo Rusia
- “Lucifer” – Lasso
- “No Llames Lo Mío Nuestro” – Joaquina
- “Tu Manera De Amar” – Debi Nova
- “Un Último Vals” – Joaquín Sabina
Cantautor
Melhor Álbum Cantautor
- Dos Hemisferios – Alejandro y Maria Laura
- El Cuerpo Después de Todo – Valeria Castro
- Cancionera – Natalia Lafourcade
- Cosas Que Sorprenden A La Audiencia – Vivir Quintana
- Relatos – Ale Zéguer
Melhor Canção Cantautor
- “Aeropuerto” – Joaquina
- “Amarte Sin Que Quieras Irte” – Camilú
- “Cancionera” – Natalia Lafourcade
- “Como Un Pájaro” – Silvana Estrada
- “Quisqueya” – Vicente García
Categorias em Português
Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Português
- No Escuro, Quem É Você? – Carol Biazin
- Fugacidade – Janeiro
- Caju – Liniker
- Maravilhosamente Bem – Julia Mestre
- Coisas Naturais – Marina Sena
Melhor Álbum de Rock ou Alternativo em Português
- O Mundo Dá Voltas – Baianasystem
- Colinho – Maria Beraldo
- Reações Adversas – Tó Brandileone
- Quanto Mais Eu Como, Mais Fome Eu Sinto! – Djonga
- Big Buraco – Jadsa
Melhor Álbum de Samba/Pagode
- Alcione – Alcione
- Manual Prático Do Novo Samba Tradicional, Vol. 2 – Marcelo D2
- Pagode Da Mart’nália – Mart’nália
- Zeca Pagodinho – 40 Anos (Ao Vivo) – Zeca Pagodinho
- Sorriso Eu Gosto No Pagode Vol. 3 – Sorriso Maroto
Melhor Álbum de MPB/Música Afro-Portuguesa Brasileira
- Sentido – 5 A Seco
- Um Mar Pra Cada Um – Luedji Luna
- Pique – Dora Morelenbaum
- Divina Casca – Rachel Reis
- Beleza. Mas Agora A Gente Faz O Que Com Isso? – Rubel
Melhor Álbum Sertanejo
- Let’s Go Rodeo – Ana Castela
- José & Durval – Chitãozinho & Xororó
- Obrigado Deus – Léo Foguete
- Transcende (Ao Vivo / Deluxe) – Lauana Prado
- Do Velho Testamento – Tierry
Melhor Canção em Português
- “Maravilhosamente Bem” – Julia Mestre
- “Ouro De Tolo” – Marina Sena
- “Transe” – Zé Ibarra
- “Um Vento Passou (Para Paul Simon)” – Milton Nascimento & Esperanza Spalding
- “Veludo Marrom” – Liniker