Quem aqui se lembra da agonia da busca por links pirateados para acompanhar as cerimônias do Grammy Latino na última década? Em 2024, os fãs de música latina podem respirar aliviados: o evento terá transmitido pelo canal Bis, a partir das 21h da quinta-feira, 14 de novembro.
Os melhores momentos do evento serão reprisados na segunda-feira, 18 de novembro, às 19h, no Multishow e Globoplay (para assinantes Globoplay + Canais).
Veja todos os indicados ao Grammy Latino 2024
Na edição em que completa 25 anos, o evento terá Carlos Vives como homenageado. A cerimônia acontecerá em Miami, nos Estados Unidos.
2024 pode ser ano de recordes no Grammy Latino
Recordes gerais
– Residente pode aumentar seu recorde como a pessoa mais premiada da história do Grammy Latino – ele ganhou 28 Grammys Latinos e está indicado a mais três prêmios em 2024, o que pode elevar seu total para 31 Grammys Latinos conquistados.
– Juan Luis Guerra ou Édgar Barrera podem empatar ou quebrar o recorde de Residente de mais Grammys Latinos ganhos – Residente é atualmente o vencedor número 1 de todos os tempos, com 28 Grammys Latinos ganhos, enquanto Juan Luis Guerra está em terceiro lugar, com 25 Grammys Latinos ganhos, e ele foi indicado para mais cinco prêmios em 2024 (então ele pode potencialmente elevar seu total para 30 Grammys Latinos ganhos), enquanto Édgar Barrera está atualmente em sexto lugar no ranking geral, com 22 Grammys Latinos ganhos, mas ele foi indicado para nove Grammys Latinos em 2024 (então ele pode potencialmente elevar seu total para 31 Grammys Latinos ganhos).
– Édgar Barrera pode empatar o recorde de Calle 13 de mais Grammys Latinos ganhos em uma noite, e pode empatar ou quebrar o recorde de Jorge Drexler de mais Grammys Latinos ganhos em uma noite por um artista solo masculino – Barrera foi indicado a nove Grammys Latinos em 2024 e Calle 13 ganhou nove prêmios em uma noite em 2011, enquanto Drexler ganhou seis prêmios em uma noite em 2022 (dito isso, Bad Bunny ou Kevyn Mauricio Cruz também podem quebrar ou empatar o recorde de Drexler, já que Bad Bunny foi indicado a oito prêmios em 2024, enquanto Cruz foi indicado a seis prêmios).
– Natalia Lafourcade pode aumentar seu recorde como a artista feminina mais premiada na história do Grammy Latino – Lafourcade ganhou 17 Grammys Latinos e foi indicada para mais um prêmio em 2024; por outro lado, Shakira pode potencialmente empatar o recorde de Lafourcade como a artista feminina mais premiada se todas as suas três indicações em 2024 se transformarem em vitórias (Shakira ganhou 14 Grammys Latinos e foi indicada para mais três em 2024).
– Karol G pode empatar ou quebrar o recorde de mais Grammys Latinos ganhos em uma noite por uma artista feminina, que atualmente é detido em conjunto por Shakira, Rosalía e Natalia Lafourcade, que ganharam quatro prêmios cada em uma noite – Karol G é indicada para oito Grammys Latinos em 2024.
– Chitãozinho & Xororó podem desempatar com Jesse & Joy e se tornar o único detentor do recorde de dupla mais premiada da história do Grammy Latino – eles ganharam seis Grammys Latinos e estão indicados a um prêmio em 2024, o que pode levá-los a um total de sete vitórias.
– Juan Luis Guerra pode ampliar seu recorde como o produtor mais premiado da história do Grammy Latino – ele ganhou 21 Grammys Latinos e está indicado a mais cinco prêmios em 2024.
Álbum do ano
– Juan Luis Guerra (“Radio Güira“) pode aumentar seu recorde como a pessoa com mais prêmios de Álbum do Ano – ele ganhou na categoria quatro vezes (2015, 2012, 2010, 2007) e está indicado em 2024 com “Radio Güira”.
– Shakira (“Las Mujeres Ya No Lloran”) pode se juntar a Rosalía como a única artista feminina que ganhou o Álbum do Ano do Grammy Latino duas vezes – Shakira foi a primeira mulher vencedora do Álbum do Ano do Grammy Latino em 2006, quando ganhou por “Fijación Oral Vol. 1” e uma vitória em 2024 por “Las Mujeres Ya No Lloran” seria sua segunda.
– Karol G (“Mañana Será Bonito (Bichota Season)”) pode se tornar a primeira artista feminina a ganhar o Álbum do Ano por dois anos consecutivos e apenas a segunda artista a conseguir esse feito (o único artista que conseguiu ganhar o Álbum do Ano no Grammy Latino por dois anos consecutivos foi Alejandro Sanz, que o fez em 2001 e 2002).
Música do ano
– Shakira, que foi indicada por “(Entre Paréntesis)”, pode empatar o recorde de Alejandro Sanz de mais troféus de Canção do Ano conquistados no Grammy Latino (quatro vitórias) e também pode se tornar a primeira compositora a ganhar o prêmio de Canção do Ano no Grammy Latino quatro vezes – Shakira venceu nesta categoria em 2023 (“Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53”), 2016 (“La Bicicleta”) e 2006 (“La Tortura”).
– Shakira , que foi indicada por “(Entre Paréntesis)”, pode se juntar a Alejandro Sanz como a única compositora a ganhar o prêmio de Canção do Ano no Grammy Latino por dois anos consecutivos e se tornaria a primeira mulher a fazê-lo.
– Kevyn Mauricio Cruz (indicado por coescrever “Derrumbe”) pode se juntar a Alejandro Sanz como o único compositor a ganhar o prêmio de Canção do Ano no Grammy Latino por dois anos consecutivos – Cruz venceu em 2023 por coescrever “Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53”, de Shakira.
Melhor artista novo
– Se o grupo Darumas ganhar o prêmio de Melhor Artista Revelação, suas integrantes Aldana Aguirre e Vedala Vilmond serão as primeiras vencedoras da Argentina e do Haiti, respectivamente, a ganhar o Grammy Latino de Melhor Artista Revelação.
Melhor álbum vocal pop
– Emilia (“.mp3”), Kali Uchis (“Orquídeas”) ou Nicole Zignago (“ Escrita”) podem se tornar a segunda artista feminina a vencer na categoria Melhor Álbum Vocal Pop – se qualquer uma delas vencer, também será a primeira vez que mulheres ganharão este prêmio por dois anos consecutivos, seguindo a vencedora do ano passado, Julieta Venegas.
Melhor álbum vocal pop tradicional
– Laura Pausini (“Almas Paralelas”) pode se tornar a primeira artista feminina a ganhar o Grammy Latino de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional duas vezes – Pausini venceu pela primeira vez nesta categoria em 2018 por “Hazte Sentir”.
Melhor desempenho de fusão urbana
– Karol G (“S91”) pode se juntar a Enrique Iglesias como a única artista a vencer na categoria Melhor Performance de Fusão Urbana por dois anos consecutivos – ela venceu pela primeira vez nesta categoria no ano passado com “TQG”.
– Karol G (“S91”) ou Bad Bunny (“Nadie Sabe”) podem juntar-se a Enrique Iglesias e Rosalía como os artistas mais premiados na categoria Melhor Performance de Fusão Urbana se algum deles conseguir ganhar o seu segundo troféu em 2024.
Melhor álbum de música urbana
– Karol G (“Mañana Será Bonito (Bichota Season)”) pode se juntar a Bad Bunny e Calle 13 e se tornar a terceira artista a vencer na categoria Melhor Álbum de Música Urbana por dois anos consecutivos – Karol G venceu pela primeira vez na categoria no ano passado e está indicada novamente em 2024; Karol G também pode se tornar a primeira artista feminina a vencer na categoria Melhor Álbum de Música Urbana em duas ocasiões.
Melhor apresentação de Reggaeton
– Karol G tem uma chance dupla de se tornar a primeira artista feminina a vencer duas vezes na categoria Melhor Performance de Reggaeton – ela pode vencer com “Qlona” ou “Labios Mordidos”; ao vencer, Karol G também se juntaria a Bad Bunny como a artista mais premiada na categoria Melhor Performance de Reggaeton.
– Bad Bunny pode ampliar seu recorde como o artista mais premiado na categoria Melhor Performance de Reggaeton – ele já venceu duas vezes no passado e em 2024 tem uma chance dupla de ganhar seu terceiro troféu.
Melhor música de rap/hip-hop
– Bad Bunny pode estender seu recorde como o compositor mais premiado na categoria Melhor Canção de Rap/Hip-hop – ele ganhou três vezes e está indicado em 2024 duas vezes por co-escrever “Teléfono Nueovo” e “Thunder y Lightning”; ao vencer, Bad Bunny também estenderia seu recorde de mais prêmios consecutivos na categoria, já que ganhou nos últimos três anos consecutivos.
– Nathy Peluso (“Aprender a Amar”) pode se tornar a primeira compositora mulher a vencer na categoria Melhor Canção de Rap/Hip-Hop no Grammy Latino.
Melhor música urbana
– Daddy Yankee pode se livrar de seu recorde de maior número de indicações na categoria Melhor Canção Urbana sem uma vitória – ele foi indicado oito vezes e nunca ganhou, este ano ele foi indicado por escrever “Bonita”.
Melhor música pop/rock
– Três compositoras têm a chance de se tornar a primeira mulher a ganhar na categoria Melhor Canção Pop/Rock no Grammy Latino – Ali Stone, Elena Rose e Natalia Lafourcade.
Melhor álbum de merengue/bachata
– Juan Luis Guerra (“ Radio Güira”) pode ampliar seu recorde como artista mais premiado no Melhor Álbum de Merengue/Bachata se ganhar seu quarto troféu em 2024 (já ganhou três vezes até agora).
Melhor música tropical
– Juan Luis Guerra (“Mambo 23”) pode aumentar seu recorde como o compositor mais premiado na categoria Melhor Canção Tropical – ele venceu na categoria sete vezes e uma vitória em 2024 pode ser sua oitava.
Melhor álbum tropical tradicional
– José Alberto (“Rodando por el Mundo”) pode empatar o recorde de Cachao López de mais vitórias na categoria Melhor Álbum Tropical Tradicional – Cachao López venceu três vezes enquanto José Alberto venceu duas vezes e pode ganhar seu terceiro troféu em 2024.
Melhor álbum de salsa
– Marc Anthony (“Muevense”) pode desempatar com Rubén Blades o maior número de vitórias na categoria Melhor Álbum de Salsa (quatro vitórias) e se tornar o único detentor do recorde se ganhar seu quinto troféu em 2024; por outro lado, Rubén Blades pode desempatar com Marc Anthony se ganhar seu quinto troféu por “Siembra: 45° Aniversario”.
Melhor música regional mexicana
– Édgar Barrera tem uma chance dupla de ampliar seus recordes como o compositor mais premiado na categoria Melhor Canção Regional Mexicana (cinco vitórias), bem como o compositor com mais vitórias consecutivas, já que venceu na categoria pelos últimos quatro anos consecutivos – ele está indicado em 2024 por “El Amor de Su Vida” e “Por el Contrario”.
Melhor Álbum Ranchero/Mariachi
– Majo Aguilar (“Mariachi y Tequila”) pode se tornar a primeira artista solo feminina a vencer na categoria Melhor Álbum Ranchero/Mariachi no Grammy Latino (e apenas a segunda artista feminina a vencer na categoria após a vitória do grupo feminino Flor de Toloache em 2017).
Melhor Álbum de Rock ou Alternativo em Língua Portuguesa
– Erasmo Carlos (“Erasmo Esteves”) pode igualar recorde de Os Paralamas do Sucesso e tornar-se o artista mais premiado da categoria se conquistar o seu terceiro troféu de Melhor Álbum de Rock ou Alternativo em Língua Portuguesa em 2024.
Melhor álbum cristão em Espanhol
– Marcos Witt (“Tu Iglesia”) pode ampliar seu recorde como o artista mais premiado na categoria Melhor Álbum Cristão (Espanhol) – ele ganhou seis vezes e uma vitória em 2024 seria seu sétimo troféu.
Melhor álbum folk
– Lila Downs (“Raíz Nunca Me Fuí”) pode empatar o recorde de Mercedes Sosa e se tornar a artista mais premiada na categoria Melhor Álbum Folk – Sosa venceu nesta categoria cinco vezes enquanto Downs venceu quatro vezes e está indicada em 2024.
Compositor do ano
– Édgar Barrera pode se tornar o primeiro compositor a vencer duas vezes e por dois anos consecutivos na categoria Compositor do Ano, na qual venceu no ano passado.
Produtor do ano
– Eduardo Cabra pode empatar o recorde de mais vitórias na categoria Produtor do Ano, que atualmente é de Sergio George com quatro vitórias – Cabra venceu três vezes e está indicado novamente em 2024.
– Édgar Barrera, que venceu na categoria em 2023, pode se tornar o segundo produtor a vencer na categoria Produtor do Ano em dois anos consecutivos, seguindo Sergio George (2013-2014).
Melhor vídeo musical de curta duração
– Residente pode ampliar seu recorde como artista mais premiado na categoria Melhor Vídeo Musical de Curta Duração – ele venceu 6 vezes e 2024 pode ser sua 7ª vitória na categoria com “313”.
O levantamento foi feito pela Apostagolos, website dedicado às apostas esportivas, notícias de esportes e igaming no Brasil, no ar desde 2014.