Quase dois meses após revelar que trava uma batalha contra o câncer, Don Omar deu detalhes sobre a doença em entrevista ao programa El Gordo y La Flaca. Ele também é capa da revista People, mostrando que já retomou a agenda profissional.
Foi logo após uma apresentação que ele fez em Miami, Flórida, após sua apresentação no Hard Rock Casino, no dia seguinte ele fez uma breve aparição de meia hora e quando chegou ao hotel sentiu sua temperatura aumentar e continuou a sinta-se enfraquecido.
“Quando voltei para o hotel e fui ao banheiro, tudo piorou”, disse o músico e continuou: “Já não era só coloração na urina, era completamente sangue”.
Don Omar foi, por orientação do médico, ao Centro de Tratamento do Câncer de Orlando e lá começou a fazer os laboratórios que confirmariam seu diagnóstico. Carcinoma renal no lado esquerdo.
“Os médicos me avisaram que eu tinha que agir rápido, porque o tempo passava e, se meu tumor chegasse a três milímetros, eu passaria do estágio 1 do câncer para o estágio 3. Eles não garantiram o que aconteceria comigo”. disse o cantor.
O momento mais difícil: contar aos seus pais e aos seus filhos
O artista mencionou que não quis causar tristeza com a revelação do seu diagnóstico. Nem para sua equipe de trabalho, nem para sua família. Ele sentiu que a parte mais difícil era contar aos pais. Quando Lili Estefan perguntou quem foi o mais afetado ao receber a notícia, Don Omar lembra que foram seus pais e seus filhos.
“Eles (meus pais) não estavam prontos para enfrentar a realidade de que talvez eu fosse morrer”, disse ele, tentando evitar as lágrimas. “Um dos meus filhos me enviou uma mensagem deixando claro que não há nenhuma criança no mundo disposta a dizer adeus ao pai”, acrescentou.
Em junho, Don Omar compartilhou uma foto em sua conta oficial do Instagram com a legenda: “Hoje sim, mas amanhã não terei câncer. Boas intenções são bem recebidas. Vejo você em breve”.
A fotografia mostrava apenas o punho e no pulso uma pulseira com o nome da instituição a que recorreu.
Um dia depois, outra fotografia , desta vez dele, acompanhava a mensagem: “Hoje acordei livre do câncer e agradecido”. Na entrevista, Don Omar reconheceu que a primeira foi a foto mais difícil da sua vida, “porque chorei tanto que não tive coragem de tirar foto”.
Em abril passado, Don Omar anunciou a extensão de sua turnê “Back to Reggaetón” com datas durante agosto e setembro em diversas cidades dos Estados Unidos. Até o momento, essas apresentações permanecem confirmadas.
Don Omar é um dos mais importantes expoentes da música urbana, recebeu 13 indicações ao Grammy Latino e venceu as categorias de melhor canção urbana por “Hasta que salle el Sol” e melhor álbum de música urbana por “MTO2 Nova geração”.
No Brasil, ele ficou conhecido com Danza Kuduro, ao lado de Lucenzo, que foi tema de abertura da novela Avenida Brasil.