Contrapondo o eterno com o presente, a composição de “Lentamente” captura o momento em que o cantor e compositor Daniel Drexler se lembra que tudo tem um ponto final.

Intensa, tocante e poética, “Lentamente” revela uma nova faceta do artista, marcada por uma profunda emoção. Na canção, Drexler descreve com delicadeza o fim de um sentimento, onde o amor se apaga como o fogo quando se o abandona. Inspirado pelo estilo inconfundível de tocar violão de João Gilberto, esta melancólica e inédita composição reflete sobre o término de um relacionamento, transportando o ouvinte a um universo íntimo e introspectivo chega às plataformas de streaming de áudio no dia 09 de agosto.

“Esta é uma canção que compus em março deste ano, em La Paloma, no Uruguai. Estava na praia do Farol Cabo Santa María, sentado em frente ao mar ‘pescando canções’. E assim foi chegando essa melodia inteira, carregada de melancolia”, lembra Daniel, que finalizou a composição em apenas três dias. Os acordes construídos, utilizando somente as quatro cordas graves do violão, refletem o jeito de tocar de João Gilberto, uma das principais referências da música brasileira para o artista. Acompanhando uma proposta de resgatar o fator analógico de gravações, em que as possibilidades não são infinitas, “Lentamente” é a primeira canção em que o artista gravou voz e violão ao mesmo tempo, de uma só vez.

Tal desafio artístico e estético é o norte conceitual e artístico do novo trabalho de Drexler. “Lentamente” é a primeira faixa de seu novo projeto onde se desafiou a gravar em formato analógico e em um único take. “Desde o meu primeiro lançamento, em 1998, usufruímos da tecnologia e suas eternas possibilidades para garantir qualidade e perfeição a cada projeto. Mas agora, olho para estes processos com novos olhos, de entender este experimento analógico como uma oportunidade de me testar”, explica Daniel, que completa: “Com esta proposta, você tem que ensaiar de um jeito diferente, chegar no estúdio e estar bem preparado para fazer aquela tomada única. E acho que isso dá um certo ar de naturalidade para a música, o que estou muito interessado em explorar nesse projeto”.

Gravada no dia 27 de abril, cinco dias antes da estreia da turnê de encerramento de seu último disco no Sesc Pompéia (SP), “Lentamente” é uma faixa repleta de “primeiras vezes”: primeiro registro gravado totalmente ao vivo (voz e violão) em um único take, a primeira faixa sem o acompanhamento de outros instrumentos, a primeira gravação realizada na cidade de São Paulo e o primeiro trabalho realizado com Tó Brandileone e Ricardo Mosca.

Com letra e música de Daniel Drexler, a canção tem a produção artística assinada por Daniel Drexler e Tó Brandileone (músico e produtor paulista integrante da banda 5 a Seco, e ganhador de dois Grammy Latinos), com gravação de Brandileone, mixagem e masterização de Ricardo Mosca (músico e engenheiro de som ganhador de dois Grammy Latinos), produção executiva de Diego Coiro, da Mapa Produ(c)tora. Distribuição Altafonte. Editora BOA Música.

Com uma carreira premiada marcada pela criação de diferentes universos sonoros, conceituais e geográficos, onde as fronteiras são líquidas, o artista uruguaio surpreende mais uma vez, explorando as nuances emocionais de sua música e mostrando que, mesmo após tantos anos de trajetória, ainda é capaz de se reinventar e emocionar.

Seu último disco, La Voz De La Diosa Entropía, foi lançado em setembro de 2022.

@ 2015 – 2024 . Diretos Reservados . Latin Pop Brasil . by grupodemidia.com.br