Faltam poucas horas para o início do Festival de Sanremo 2025, o primeiro sem a direção artística de Amadeus nesta década. Carlo Conti assumiu o posto e revelou um elenco de respeito para a sua reestreia no Teatro Ariston após oito anos. Para se ter uma ideia, a lista de favoritos inclui nomes como Giorgia, Noemi, Olly, Elodie, Francesco Gabbani, Achille Lauro, entre outros.

A competição é, desde 2011, a seletiva italiana para o Eurovision Song Contest, mas sua história de 75 anos diz mais: o vencedor costuma ditar a tendência do mercado italiano durante toda a temporada. Sanremo tem glamour e é considerado um dos principais eventos musicais de todo o mundo.

A 75ª edição começa nesta terça-feira, 11 de fevereiro, às 16h40 (horário brasileiro). A transmissão é feita pela Rai Internacional. A finalíssima está marcada para sábado, 15/2. Neste ano, além do evento musical, os bastidores têm chamado atenção: Emis Killa desistiu de participar após ver seu nome envolvido em uma investigação policial. Outro ponto que está desviando o foco do público é a presença de Fedez e Achille Lauro, que podem ter formado um triângulo amoroso com Chiara Ferragni, ex-mulher do rapper. E as escadas… as famosas escadarias do Ariston já fizeram duas vítimas antes do festival: Francesca Michielin e Kekko Silvestre, do Modà, se acidentaram nos últimos dias.

Como funciona o Festival de Sanremo?

Com o devido contexto histórico, hora de se concentrar na temporada de 2025! Nesta 75ª edição do Festival de Sanremo, participam 29 candidatos. Todos cantam obrigatoriamente em italiano e as músicas devem permanecer em absoluto sigilo até serem apresentadas oficialmente no evento.

primeira serata será realizada no dia 11 de fevereiro, com todos os participantes subindo ao palco do Teatro Ariston. Nesta noite, apenas a imprensa credenciada, conhecida como Sala Stampa , tem direito a voto. É elaborado o primeiro ranking, embora apenas os nomes dos cinco primeiros sejam anunciados em ordem aleatória.

Nos dias 12 e 13 de fevereiro, os concorrentes se dividem e apresentam suas canções, e são julgados pelo público e por um júri de rádio (adeus ao júri demoscópico). Cada um deles tem 50% do poder de voto.

quarta serata é especial, com os artistas apresentando versões de músicas já existentes. Os 29 concorrentes sobem novamente ao palco, acompanhados por um convidado. A votação está dividida igualmente em três partes: 34% do televoto, 33% do júri da Sala Stampa , composto por jornalistas de televisão e web, e os 33% restantes pertencem ao júri de rádio. É uma competição à parte!

  • Achille Lauro e Elodie – “A mano a mano” di Riccardo Cocciante e “Folle città” di Loredana Bertè, un loro tributo a Roma
  • Bresh com Cristiano De André – “Creuza de mä” di Fabrizio De André
  • Brunori Sas com Riccardo Sinigallia e Dimartino – “L’anno che verrà” di Lucio Dalla
  • Clara com Il Volo – “The sound of silence” di Simon & Garfunkel
  • Coma_Cose com Johnson Righeira – “L’estate sta finendo” dei Righeira
  • Fedez com Marco Masini – “Bella stronza” di Marco Masini
  • Francesca Michielin e Rkomi – “La nuova stella di Broadway” di Cesare Cremonini
  • Francesco Gabbani com Tricarico – “Io sono Francesco” di Tricarico
  • Gaia com Toquinho -“La voglia, la pazzia” di Ornella Vanoni
  • Giorgia com Annalisa – “Skyfall” di Adele
  • Irama com Arisa – “Say something” degli A Great Big World con Christina Aguilera
  • Joan Thiele com Frah Quintale – “Che cosa c’è” di Gino Paoli
  • Lucio Corsi com Topo Gigio – “Nel blu dipinto di blu” di Domenico Modugno
  • Marcella Bella com i Twin Violins – “L’emozione non ha voce” di Adriano Celentano
  • Massimo Ranieri com i Neri per caso – “Quando” di Pino Daniele
  • Modà com Francesco Renga – “Angelo” di Francesco Renga
  • Noemi e Tony Effe – “Tutto il resto è noia” di Franco Califano
  • Olly com Goran Bregović e la Wedding & Funeral Band – “Il pescatore” di Fabrizio De André
  • Rocco Hunt com Clementino – “Yes I know my way” di Pino Daniele
  • Rose Villain com Chiello – “Fiori rosa, fiori di pesco” di Lucio Battisti
  • Sarah Toscano com gli Ofenbach – “Overdrive” degli Ofenbach con Norma Jean Martine
  • Serena Brancale com Alessandra Amoroso – “If I ain’t got you” di Alicia Keys
  • Shablo feat. Guè, Joshua e Tormento com Neffa – “Amor de mi vida” dei Sottotono e “Aspettando il sole” di Neffa
  • Simone Cristicchi com Amara – “La cura” di Franco Battiato
  • The Kolors com Sal Da Vinci – “Rossetto e caffè” di Sal Da Vinci
  • Willie Peyote com Tiromancino e Ditonellapiaga – “Un tempo piccolo” di Franco Califano

Final de Sanremo 2025: Sábado 15 de fevereiro

gala final é a mais importante e a mais complexa, pois é dividida em duas partes. Primeiramente, as 29 inscrições serão apresentadas novamente no palco do Teatro Ariston e serão avaliadas e votadas da mesma forma que nas duas noites anteriores.

Conhecidas essas pontuações, calcula-se a média obtida entre as pontuações desta última serata e todas as anteriores, gerando assim uma classificação final, embora não definitiva.

Por que não é definitivo? Porque os cinco primeiros colocados terão que apresentar suas músicas novamente na chamada Superfinal . É nesse momento que os contadores de votos são zerados e é realizada uma votação final na qual, mais uma vez, a Sala Stampa tem 33% do poder, o júri da rádio tem outros 33% e o televoto, ou seja, o público, tem os 34% restantes.

Uma nova classificação será feita apenas com esses cinco participantes e a música que receber mais votos será declarada a vencedora do Festival de Sanremo 2025, recebendo o convite para o Eurovision. É importante esclarecer que o artista pode negar, assim como aconteceu com Stadio, em 2016, que cedeu o posto à vice-campeã Francesca Michielin mesmo levando o troféu com Un Giorno Mi Dirai.

Os artistas comunicam antes à direção do evento se desejam ou não a vaga no festival europeu, que acontecerá na Basileia (Suíça) em maio.

Quem participa do Festival de Sanremo 2025?

Os apresentadores

Tradicionalmente, o festival tem um condutor principal (Carlo Conti em 2025) e co-apresentadores. Veja quem são os convidados deste ano!

Primeira noite: Antonella Clerici e Gerry Scotti
Segunda noite: Bianca Balti, Cristiano Malgioglio e Nino Frassica
Terceira noite: Miriam Leone, Elettra Lamborghini e Katia Follesa
Noite de Covers: Mahmood e Geppi Cucciari
Final: Alessandro Cattelan, Alessia Marcuzzi

Convidados do Festival de Sanremo 2025


Terça-feira 11 de fevereiro: Lorenzo Jovanotti , Noa e Mira Awad
Quarta-feira 12 de fevereiro: Damiano David , o elenco do filme “Follemente” (Edoardo Leo, Pilar Fogliati, Emanuela Fanelli, Maria Chiara Giannetta, Claudia Pandolfi, Vittoria Puccini, Marco Giallini, Maurizio Lastrico, Rocco Papaleo e Claudio Santamaria), os protagonistas do filme para TV “Champagne” (Alessandro Gervasi e Francesco Del Gaudio) e o elenco da ficção “Belcanto” (Vittoria Puccini, Carmine Recano e Giacomo Giorgio)
Quinta-feira 13 de fevereiro: Duran Duran , os rapazes do “Mare fuori 5” (Maria Esposito, Giovanna Sannino, Domenico Cuomo, Giuseppe Pirozzi, Alfonso Capuozzo, Manuele Velo) e Iva Zanicchi (prêmio pelo conjunto da obra)
Sexta-feira 14 de fevereiro: Paolo Kessisoglu com sua filha
Sábado 15 de fevereiro: Vanessa Scalera , Antonello Venditti (prêmio pelo conjunto da obra) e Edoardo Bove

Novas propostas

As Novas Propostas estão de volta em uma competição paralela. Nos últimos anos, os jovens foram integrados ao elenco principal, em uma das mudanças mais controversas da era Amadeus à frente de Sanremo. Vale lembrar que Laura Pausini venceu esse concurso em 1993 com La Solitudine. Veja as propostas de 2025:

  • Vale LP e Lil Jolie – “Dimmi tu quando sei pronto per fare l’amore”
  • Settembre – “Vertebre”
  • Maria Tomba – “Goodbye (Voglio Good Vibes)”
  • Alex Wise – “Rockstar”

Agora é só pegar a pipoca e se preparar para uma maratona de boa música!

@ 2015 – 2024 . Diretos Reservados . Latin Pop Brasil . by grupodemidia.com.br