Foi o Festival de Sanremo mais surpreendente dos últimos anos. Superando o favoritismo inicial de Giorgia e Simone Cristicchi, Olly foi declarado campeão da 75ª edição do evento com Balorda Nostalgia na noite deste sábado, 15 de fevereiro.
A música fala de nostalgia e dor pelo fim de um amor. O protagonista espera o retorno da sua amada, mas percebe que talvez tudo realmente tenha acabado. À Sorrisi e Canzoni, Olly explicou: “Ela reconstrói a parte bonita de uma história de amor concluída. De alguma forma, sinto falta disso, com a consciência dos inevitáveis aspectos negativos que acabaram com o relacionamento. Fiquei com uma nostalgia muito forte.”
O segundo lugar ficou com Lucio Corsi (Volevo Essere Un Duro), e Brunori Sas na terceira posição (L’Albero delle Noci). A diferença entre os dois primeiros colocados foi de apenas 0,4%.
Veja a apresentação completa de Balorda Nostalgia, a música de Olly que venceu o Festival de Sanremo
Fedez e Cristicchi fecharam o TOP 5 inesperado.
O anúncio da classificação final gerou alvoroço no Teatro Ariston, que queria a intérprete de La Cura Per Me, que era ampla favorita nas casas de aposta, ou Achille Lauro campeões. Também causou polêmica a Superfinal masculina, um ano após Angelina Mango quebrar o jejum de uma década sem títulos femininos em Sanremo.

Olly tem 23 anos, nasceu em Genova e fez sua segunda participação entre os “Big” de Sanremo. Em 2022, ele se apresentou com Polvere.
A temporada marcou a reestreia de Carlo Conti na direção artística do festival depois de oito anos. O apresentador foi bastante criticado nas redes sociais pela maneira apressada com que conduziu as cinco noites de evento, sendo ofuscado pelos co-condutores.
Ele substituiu Amadeus, que virou queridinho do público por sua maneira irreverente e por dar uma cara mais jovem a Sanremo.
Olly deve anunciar amanhã se aceitou o convite para representar a Itália no Eurovision Song Contet, que acontecerá em maio na Basileia (Suíça).