Uma das músicas mais memoráveis da Shakira é, sem dúvida, Antologia, hino atemporal que retrata o processo de se apaixonar por alguém e se separar. O single foi lançado em 1995 e fez parte do álbum Pies Descalzos, e sua inclusão na turnê Las Mujeres Ya No Lloran World Tour foi um pedido dos fãs da colombiana. Ela, inclusive, se emocionou nas três vezes em que interpretou a canção neste ano: duas no Brasil, uma no Peru.
A artista de Barranquilla sempre foi franca sobre o fato de que escreve suas músicas inspirada em suas próprias experiências, mas se for esse o caso, de quem ela estava falando quando escreveu a canção de amor?
Antologia é uma música de pouco mais de quatro minutos e faz referência ao primeiro amor de Shakira, quando ela tinha 15 anos. O nome dele é Oscar Ulloa, um empresário que se apaixonou pela cantora à primeira vista e até a esperava depois da escola para passar um tempo com ela. Coisas dos anos 1990…
A própria Loba já contou a história de como ela escreveu essa música sobre seu primeiro amor quando ela era apenas uma adolescente em shows passados.
+ Leia Mais: Resultado do Festival de Sanremo mostra reflexo social da Itália
Como Shakira conheceu Oscar Ulloa?
Em entrevista ao La Red, Ulloa revelou detalhes de como conheceu Shakira. Ele disse que estava tomando cerveja com alguns amigos quando ficou fascinado pelos olhos intensos e cabelos pretos da cantora. Naquele momento, ele se convenceu de que precisava conhecer a jovem e, depois de esperá-la do lado de fora da escola por um tempo, decidiu se apresentar à família dela.
“Shakira era super indulgente e super mimada, na verdade ela era uma namorada perfeita”, disse o empresário na entrevista.
Sabe-se que o casal ficou junto por um tempo em Bogotá, quando Shakira tinha 17 anos e fazia parte da produção El Oasis, novela que foi ao ar em 1994. Após as gravações, a intérprete de Hips don’t lie pensou em abandonar a música e retornar à educação formal em psicologia, já que ainda não havia alcançado o estrelato.
Na época, Ulloa terminou seu romance com Shakira em 14 de fevereiro (Dia de San Valentín), pois, segundo ele, sentia que o relacionamento não era mais viável. O término causou muita dor à artista, mas lhe deu inspiração para fazer o álbum que lhe renderia o primeiro prêmio da Billboard, Pies Descalzos, e a levou à fama internacional. O resto é história.
Desde aquele álbum, a carreira da cantora colombiana disparou, tornando-se, música após música, a maior expoente da música pop latina do mundo inteiro. Ulloa nem imaginava que ela se tornaria quem é hoje.
Letra de Antologia, música escrita por Shakira ainda adolescente
Para amarte
Necesito una razón
Y es difícil creer
Que no exista una más que este amor
Sobra tanto
Dentro de este corazón
Que a pesar de que dicen que los años son sabios
Todavía se siente el dolor
Porque todo el tiempo que pasé junto a ti
Dejó tejido su hilo dentro de mí
Y aprendí a quitarle al tiempo los segundos
Tú me hiciste ver el cielo aún más profundo
Junto a ti creo que aumenté más de tres kilos
Con tus tantos dulces besos repartidos
Desarrollaste mi sentido del olfato
Y fue por ti que aprendí a querer los gatos
Despegaste del cemento mis zapatos
Para escapar los dos volando un rato
Pero olvidaste una final instrucción
Porque aún no sé cómo vivir sin tu amor
Y descubrí lo que significa una rosa
Y me enseñaste a decir mentiras piadosas
Para poder verte a horas no adecuadas
Y a reemplazar palabras por miradas
Y fue por ti que escribí más de cien canciones
Y hasta perdoné tus equivocaciones
Y conocí más de mil formas de besar
Y fue por ti que descubrí lo que es amar
Lo que es amar
Lo que es amar
Lo que es amar
Lo que es amar
Lo que es amar
Lo que es amar