Se Motomami variou entre delírio coletivo e críticas calorosas da indústria, Despechá é quase unanimidade: o tema mostra a melhor Rosalía dos últimos anos, capaz de navegar por novos ritmos sem perder a essência da artista que ganhou o mundo com o álbum El Mal Querer.
Meio bachata, meio merengue, a canção foi publicada no fim de julho, teve estreia histórica no Brasil e nesta quarta-feira, 10 de agosto, ganhou seu clipe oficial.
As imagens foram gravadas em Mallorca, em plena tour que chegará ao Brasil no próximo dia 22 de agosto, no Espaço Unimed, antigo Espaço das Américas, em São Paulo.
Veja o clipe de Despechá, novo single da Rosalía
Essa, contudo, pode não ser a única data da espanhola no país. Segundo o LatinPop Brasil apurou, existe uma negociação para que ela tenha um dia dedicado a promoção em TV e outros veículos. Não se sabe ainda se antes ou depois da única performance em solo brasileiro.
A repercussão do show da Rosalía pegou todo mundo de surpresa, da gravadora à promotora do show, inicialmente marcado para a Tokio Marine Hall. A casa, com menor capacidade, teve de ceder seu lugar a um recinto maior depois de um sold out inesperado em um fim de semana.
Soma-se a isso o fato de Despechá, single lançado pela catalã no fim de julho, ter tido uma estreia histórica no Spotify brasileiro, superando Beyoncé que retornava ao mercado com Renaissance.
A artista marcou sua primeira estreia no Top 10 da concorrida lista de canções mais escutadas no Spotify Brasil com Despechá, lançada no último dia 28 de julho. A espanhola ainda alcançou o feito de melhor estreia de uma música em espanhol cantada por um artista estrangeiro no chart.
Depois de muita expectativa dos fãs e grande sucesso popular, a artista espanhola lançou a canção que vinha sendo performada em seus shows. O sucesso da música se comprovou na estreia diretamente no Top 7 do Spotify global. Entre os países em que a faixa debutou com destaque, está o Brasil, onde a canção estreou, ainda, no primeiro lugar da Apple Music.
Ela explica: “Há muitas maneiras de estar ´Despechá´. É sobre liberdade e loucura, movendo-se sem resguardos ou arrependimentos. Este é o lugar onde faço música, de onde fiz quando comecei e de onde continuarei até que Deus diga o contrário”.
Rosalía compartilhou pela primeira vez “DESPECHÀ” – que se traduz livremente como “de coração partido, desprezado” – no palco, durante a “MOTOMAMI WORLD TOUR”, surpreendendo e encantando os fãs. A reação foi rápida e a resposta entusiasmada dos fãs se espalhou como um incêndio.